SEMANA DA PÁTRIA

Desfiles aéreo e em solo marcam comemorações do 7 de Setembro, em Brasília

Veja a cobertura da manhã de comemorações dos 195 anos do Dia da Independência, na Esplanada
Publicada em: 07/09/2017 19:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Timponi

Pres. da Rep., Michel Temer, e Cmt. da Aeronáutica, Ten.Brig. Ar Nivaldo RossatoUma manhã de emoções marcou o início do dia de comemoração da Independência, em Brasília (DF). Militares das Forças Armadas, estudantes civis e componentes das forças auxiliares se preparavam, desde às 6h da manhã, na Praça dos Três Poderes,  formando os grupamentos para a realização do desfile na Esplanada dos Ministérios.

A Esquadrilha da Fumaça realizou a abertura do desfile aéreo, com a escrita da frase “Pátria Amada, Brasil”, em homenagem ao 195º aniversário da Independência do País. Após a abertura do evento às 9h20, autorizada pelo Presidente da República Michel Temer, em palanque com demais autoridades, incluindo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, atletas militares e dois grupamentos formados por crianças de projetos sociais marcaram o início da solenidade, entoando o Hino Nacional, em um ato simbólico de representação do futuro do país.

Menina Maysa do Projeto Forças no Esporte entoando o Hino Nacional A estudante Maysa Rocha Alves, aluna há três anos do Projeto Forças no Esporte (PROFESP) em Brasília, e estudante da primeira série do Ensino Fundamental da Escola Classe 01 do Paranoá, conta da emoção de participar cantando o Hino Nacional, pela primeira vez, na abertura de um desfile de 7 de Setembro. “Estava com colegas do projeto da minha escola. Minha mãe veio me ver. Estou muito feliz de estar aqui na data em que o nosso País ficou livre de Portugal. Para mim, independência significa ser livre para ir onde quiser. Espero que o futuro do País seja muito bom”, contou.

Espectador Davi Moura Santos, com a famíliaDa plateia, o jovem estudante de Direito, Davi Moura Santos, há dois anos morando em Brasília, e que pela segunda vez veio assistir ao desfile, corrobora com a sensação da menina Maysa. “Para mim, a maior emoção foi quando começou o Hino Nacional. Todos começaram a cantar junto e senti uma energia forte, que é a questão da coletividade, de todos estarem naquele momento voltados para o Brasil. Foi um ato simbólico ver as crianças cantando, pois elas representam a esperança do nosso futuro”, descreveu emocionado. “Enquanto cidadão, acho muito importante vir prestigiar o trabalho de preparação que todos têm para estarem aqui”, completou.

Desfile terrestre

Desfile do Grupamento Feminino da FABComo parte do desfile cívico-militar terrestre, participaram 3 mil militares, 500 civis e 500 estudantes de escolas municipais e militares. Representando a Aeronáutica, 382 militares homens e mulheres desfilaram em seis grupamentos em homenagem à Pátria. Banda de música, Comando de tropa, integrantes da Academia da Força Aérea, Aeronavegantes, o tradicional Grupamento Feminino da FAB e a Companhia de Cerimonial Santos Dumont, formada por soldados que servem à Força Aérea e fazem parte da guarda de honra do Comando da Aeronáutica.

A Tenente Intendente Amanda Priscila de Moura Villas Boas, do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), que desfilou no Grupamento Feminino da FAB, falou da emoção de participar do desfile. “Como intendente, o desfile significa muito para mim. Minha família sempre vem prestigiar e acompanhar o desfile. Como missão no Dia da Pátria, quero mostrar à população brasileira que o serviço está sendo bem feito e que podem contar com a Força Aérea Brasileira”, disse.

Grupamento Companhia de Cerimonial Santos DumontPertencente à Companhia de Cerimonial Santos Dumont, o Sargento Diego Mangueira Diniz há três anos desfila no 7 de Setembro e deixa sua mensagem em homenagem à data. “É muito gratificante poder fazer um desfile como esse, poder mostrar a soberania do país. Nietzsche fala que a independência é um direito dos fortes. E hoje a gente comemora o Dia da Independência dos fortes brasileiros. É a primeira vez que a minha esposa grávida irá assistir ao desfile e que o meu filho, indiretamente, terá a oportunidade de acompanhar, pela barriga, essa emoção”, completa.

 Espectadora Manuela com a família durante o desfileManuela Aprígio Paixão da Silva, 15 anos, estudante do Colégio Militar de Brasília, todos os anos vem com a família para assistir ao desfile cívico-militar. Apesar de nunca ter desfilado pelo colégio, demonstra a admiração. “É muita emoção vir a cada ano assistir aos desfiles. Sou patriota, tenho orgulho do País, da organização do evento, de assistir aos grupamentos desfilando. Meu sentimento de pertencimento ao Colégio Militar é tão grande, que quando o grupamento passa, me emociono, por ser parte de mim. É um sentimento de família”, revela. A estudante, no dia da Pátria, explica o que acredita ser a missão de sua geração. “Minha missão para a sociedade é ajudar o País a ser um Brasil melhor, mais honesto, mais justo, mais organizado. Acredito que minha geração tenha um compromisso com o país de reerguer todo o orgulho de ser brasileiro, o nome do Brasil”, completa.

Desfile aéreo e encerramento com a Esquadrilha

Desfile das aeronaves A-29 Super TucanoO público também teve a oportunidade de conferir de perto o desfile de aeronaves militares como parte da programação. 13 Aeronaves da FAB foram destaque durante todo o desfile, com direito a show dos Caças F5M, vôos rasantes da aeronave de transporte C-130 Hércules, desfiles das aeronaves A-29 Super Tucano, além de helicópteros VH-34 Super Puma e VH-36 Caracal. O encerramento do evento ficou sob responsabilidade da Esquadrilha da Fumaça, com demonstrações de acrobacias aéreas que movimentaram o público presente e Apresentação final da Esquadrilha da Fumaçasurpreenderam o público na Esplanada dos Ministérios. “Para esse 7 de Setembro, planejamos uma apresentação de uma sequência completa, voltada para todos os lados do público, mais rica, com mais manobras”, explicou o Comandante do Esquadrão de Demonstração aérea (EDA) - Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Caldas.

Esquadrilha da FumaçaQuando perguntado sobre sua missão do serviço à pátria, o Coronel Caldas ressaltou: “Nós militares temos um carinho especial pelo País. Dentro das Forças Armadas vemos sonhos antigos se tornarem realidade. Eu já fui piloto de Patrulha e me lembro das missões em que averiguava pesca ilegal; quando fui para Academia da Força Aérea, ajudei a formar os futuros pilotos da FAB. Hoje na Fumaça é mais fácil, pois quando a gente pousa, vemos uma criança falar que tem orgulho de ser brasileiro, que a Fumaça representa o Brasil. Temos muita coisa boa no País. A Fumaça gera vínculos porque consegue construir, transmitir sonhos”, explicou.

A respeito dos valores e da força de vontade que o Dia da Independência e de amor à pátria desperta, o comandante da Fumaça disse: “Recentemente, um Cadete me falou que estava em Diamantina (MG) há sete anos atrás, e escutou um discurso meu. Ele me disse que na época não fazia ideia do que queria ser na vida. Após escutar as experiências da Força Aérea Brasileira, quando ainda era uma criança, resolveu seguir a profissão. A Fumaça tem a intenção de não apenas encantar o público com as demonstrações, através da imagem das manobras. Esquadrilha da FumaçaA partir da emoção, queremos mostrar que qualquer cidadão pode conquistar algo a mais e fazer coisas incríveis, desde que se dedique, que estude e procure. Fumaça tem muito do sentimento da força que o voo conjunto transmite. Essa é uma mensagem da Fumaça e da Força Aérea aos cidadãos”, completou.

Sobre a importância da campanha lançada no atual ano do 7 de setembro, o Tenente-Coronel Caldas revela: “Esse 7 de Setembro está revestido de uma importância de não só comemorar a Independência do Brasil, mas de valorizar, viver a sua independência. Valores como a nossa liberdade, e que a campanha da FAB vem trabalhando, como o orgulho de ser brasileiro, o papel social de ser cidadão e de valores que são fundamentais", finaliza.

Assista ao vídeo da cobertura do desfile realizada pela FAB neste 7 de Setembro.

Fotos: Sargento Batista e Cabo Feitosa (CECOMSAER)

imagens/original/35076/170907fei1640-andre_feitosa.jpg