TREINAMENTO

AFA sedia abertura do Curso de Comandos de Força Aérea 2017

Processo seletivo foi dividido em teste de aptidão física e de conhecimentos práticos
Publicada em: 12/09/2017 09:06
Imprimir
Fonte: PARA-SAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O processo seletivo do Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA 2017) teve início no último dia 28 de agosto na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Contando com a presença de 37 candidatos, foram realizados testes de aptidão física e de conhecimentos práticos.

O teste de aptidão física foi composto por flexão de braços na barra fixa, abdominal, flexão e extensão de braços, subida na corda vertical, corrida de 8 km, marcha a pé de 16 Km, natação, nado submerso e flutuação. Já os testes de conhecimentos práticos avaliaram o desempenho dos candidatos em patrulhas, nós e amarrações, orientação, armamento, comunicações, primeiros socorros, explosivos e demolições.

O Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin, realizou a abertura do curso e do ciclo de palestras da fase de nivelamento aos 25 militares aprovados no processo seletivo inicial.

 O CCFA, que tem por objetivo capacitar o militar para o desempenho das atividades de operações especiais, terá a duração de 13 semanas e percorrerá os mais variados ambientes operacionais do País: selva, mar, montanha, pantanal, área urbana e rural, entre outros. Os futuros comandos estarão aptos a comporem os Destacamentos Operacionais do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), visando ao cumprimento das ações de Força Aérea previstas na missão do Esquadrão.