PROFESP

Programa celebra 10 anos com solenidade no CINDACTA III em Recife (PE)

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou das comemorações
Publicada em: 08/09/2017 09:00
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Bianca
Edição: Agência força Aérea, por Tenente Timponi

 Ministro da Defesa, Raul Jungmann, discursa durante a solenidadeUma solenidade alusiva ao aniversário de 10 anos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) aconteceu, nessa segunda-feira (04/09), no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em Recife (PE).

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Walcyr; além de autoridades da Marinha, Exército e órgãos Federais, Estaduais e Municipais, além dAtividades do PROFESP de Recife (PE)e mais de 300 crianças, adolescentes e jovens participantes do Programa, que após a formatura, seguiram para as oficinas esportivas.

No auditório do CINDACTA III ocorreu o briefing das atividades do PROFESP, referente aos núcleos existentes na Cidade do Recife. Representantes das três Forças detalharam as ações planejadas para o biênio 2017/2018, bem como os resultados alcançados ao longo dos dez anos de existência do Programa. Após este momento, o Ministro da Defesa recebeu uma lembrança da aluna Laisa Ferreira, primeira colocada na corrida de orientação do PROFESP nacional.

Crianças do PROFESP de Recife na cerimônia"As Forças Armadas, desde o início, apóiam a integração por meio dos esportes, como também aqueles atletas de alto desempenho que representam nosso país. Além de sua missão precípua, o esporte faz parte das ações das nossas Forças", ressaltou Raul Jungmann.

PROFESP

O Programa promove o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a desenvolver crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. É desenvolvido em organizações militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, conduzido nacionalmente pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério do Esporte, que garanteEntrega de lembrança ao Ministro da Defesa recursos para abastecer os núcleos com materiais, contratação de professores e capacitação de pessoal e, ainda, pelo Ministério de Desenvolvimento Social, que disponibiliza recursos para o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade para os participantes.

No âmbito da Guarnição de Aeronáutica de Recife, o PROFESP teve seu primeiro núcleo ativado em agosto de 2007, no CINDACTA III. Em 2012 teve uma considerada expansão para a Base Aérea de Recife, para o Segundo Comando Aéreo Regional, para o Destacamento de Controle e do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha, bem como para as Organizações Militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

Equipe do PROFESP com autoridadesComemorando uma década de atividades em prol da inclusão social de jovens, por meio do esporte com apoio das Forças Armadas, ao longo dos 10 anos de atividades, mais de 5.000 jovens se beneficiaram do PROFESP, somente na capital pernambucana.