ANIVERSÁRIO

EAOAR completa 70 anos de preparo de oficiais da Força Aérea Brasileira

A escola já formou mais de 14 mil alunos
Publicada em: 05/09/2017 15:31
Imprimir
Fonte: EAOAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane dos Santos

Comandante da EAOAR, Coronel Helmer, durante discurso comemorativoA Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) celebrou, na última sexta-feira (01/09), 70 anos de história. A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, ex-Comandante da Aeronáutica e ex-Comandante da EAOAR. A escola está subordinada à Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O ensino voltado para a formação de Aperfeiçoamento dos Capitães da Força Aérea Brasileira (FAB) é característica marcante da EAOAR. A escola já formou 14.195 alunos, sendo 13.963 capitães brasileiros e 232 oficiais de nações amigas. Em 1947, foi criado o Curso de Tática Aérea, precursor do que viria ser a atual Autoridades  e convidados na cerimônia de aniversárioEAOAR, nascendo naquele momento o Casarão do Saber. Objetivo inicial era preparar os oficiais da FAB.

O Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, agradeceu pela contribuição de todos pelo sucesso do Casarão do Saber. "Tudo o que somos foi fruto das nossas ideias e do trabalho do nosso pessoal. E isso é o que me traz ao trabalho todas as manhãs, conviver com essas pessoas brilhantes e abnegadas, que ao meu lado me ajudaram a edificar o egrégio nome de nossa Escola”, afirmou o Coronel Helmer.

Também participaram da cerimônia comemorativa o Coronel Aviador Sergio Mourão Mello, 38° comandante da EAOAR, o efetivo da escola, capitães alunos, autoridades, ex-integrantes e convidados.

Jornada Científica apresentou diversos temasJornada Científica

Como parte das comemorações do 70º aniversário da EAOAR foi realizada a Jornada Científica Professor Nello Ferrentini, em homenagem àquele que começou a ministrar aulas de Economia na EAOAR, em 1963, quando a Escola localizava-se ainda em Cumbica (SP).

O objetivo da Jornada foi promover o debate científico, discutir e apresentar temas relevantes para a FAB e compartilhar as experiências dos ex-alunos e ex-instrutores. Foram realizadas 15 palestras abordando temas variados, como Administração Militar, Educação na FAB, Medicina Aeroespacial, Logística e Mobilização da Força Aérea.

Fotos: Sargento Baldez / EAOAR