TREINAMENTO

Militares fazem Curso de Manipulação de Material de Demolição no Rio de Janeiro

Os alunos tiveram instruções sobre técnicas de segurança e métodos de demolição de estruturas, entre outras
Publicada em: 06/09/2017 15:21
Imprimir
Fonte: PAMB-RJ
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Aline Fuzisaki

O Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ) realizou o Curso de Manipulação de Material de Demolição (CMMAD). Dividido em duas etapas – teórica e prática – o curso teve como objetivo capacitar militares para construírem sistemas de iniciação pirotécnico e elétrico de cargas explosivas e realizarem atividades de demolição com segurança.

Durante nove dias, os alunos aprenderam técnicas de segurança, manuseio de artefatos explosivos, métodos de demolição de estruturas e vivenciaram um ciclo de atividades práticas.

Além de capacitar 16 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), um militar do Comando de Operações Especiais da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, dois policiais rodoviários federais e um delegado da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul também participaram das instruções.

De acordo com o instrutor do curso, Sargento Bruno Vieira, a manipulação de explosivos exige determinados conhecimentos que visam a minimizar o alto risco da atividade, por isso, as técnicas transmitidas capacitaram os alunos a executarem as atividades de demolição com o máximo de segurança e o mínimo de material necessário para o cumprimento da missão.

“Durante o curso, diversos procedimentos que constam nos manuais de segurança do Comando da Aeronáutica e das demais Forças são colocados em prática para a correta execução de destruições de pontes e linhas férreas, cortes em árvores visando a abrir clareias em eventuais pousos forçados, entre outras atividades inerentes a profissão de explosivista”, ressaltou.

O Sargento Diego Nunes, aluno do curso, falou sobre a importância das instruções recebidas. "Realizar o curso CMMAD permitiu a cada discente tornar-se uma ferramenta mais adequada e qualificada para o caráter principal da missão designada", avaliou.

Fotos: Soldado Levy