ANIVERSÁRIO

FAB comemora os 72 anos da Intendência

Cerimônia contou com presença de militares intendentes da ativa e da reserva
Publicada em: 23/08/2017 21:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Cristiane dos Santos

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou nesta quarta-feira, 23/08, os 72 anos do Dia da Intendência. A Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) promoveu cerimônia militar com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. O evento ocorreu na nova sede da Diretoria, no antigo prédio do Depósito Central de Intendência (DCI), no Rio de Janeiro, e contou com a presença de Oficiais-Generais das três Forças Armadas, demais militares e convidados.

O evento em comemoração ao militar intendente contou com desfile das bandeiras históricas, do grupamento armado e da banda de música, que tocou a Canção da Intendência da Aeronáutica. O Major-Brigadeiro Intendente Denizart Lustosa Ribeiro, Diretor de Intendência no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2004, conduziu a tropa “Soldados de Intendência”, formado por Oficiais-Generais, oficiais e graduados da ativa e da reserva.

Os antigos diretores de intendência também foram homenageados. Ainda durante a cerimônia, foi realizada a entrega do Prêmio Visibilidade do Serviço Social da Força Aérea Brasileira em reconhecimento aos órgãos com melhores desempenhos na gestão de suas atividades. Dentre os premiados estão o Grupamento de Apoio de São José dos Campos, Grupamento de Apoio de Lagoa Santa e Grupamento de Apoio de Boa Vista. 

Os Grupamentos de Apoio de Curitiba, de Boa Vista e de Campo Grande foram premiados, ainda, como as unidades pagadoras que obtiveram o melhor desempenho na execução da folha de pagamento de pessoal no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Novas instalações – Ainda por ocasião do Dia da Intendência, foi inaugurada a nova sede da Diretoria de Administração da Aeronáutica. O Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa, diretor da DIRAD, participou do descerramento da placa de inauguração e disse ser uma grande honra fazer parte do novo espaço. “É um momento memorável, pois é a concretização de um projeto de muitas décadas. É a união em um único espaço, de forma integrada e contínua, de todas as nossas vocações”, disse.

O Comandante da Aeronáutica, Nivaldo Luiz Rossato ressaltou que a nova estrutura é fruto da reestruturação da Força Aérea. “Sempre foi desejo ter a concentração administrativa em um lugar, separando a parte administrativa da parte operacional. Hoje, nós vemos como foi uma decisão acertada. Eu tenho certeza que este trabalho ainda trará bons frutos nos próximos anos”, afirmou.

Sob a subordinação da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), a unidade passou do prédio do Comando da Aeronáutica, no centro da cidade do Rio de Janeiro, para as instalações do Depósito Central de Intendência (DCI), situado no bairro de Marechal Hermes, zona norte do Rio.

Como parte do processo de reestruturação da FAB, a DIRAD assumiu as atividades da Diretoria de Intendência (DIRINT). A nova organização tem como finalidade supervisionar e realizar, por meio dos órgãos da sua estrutura regimental, as atividades relacionadas com a gestão de apoio administrativo e gestão de moradia. Além disso, a DIRAD é responsável pelas provisões e material de intendência, pagamento de pessoal, subsistência, apoio assistencial e social, entre outras, no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Confira como foi a cerimônia:

Fotos: Sargento Nelson Jorge da Cruz Ribeiro (MUSAL) 

imagens/original/34977/dsc_7416.jpg