CARREIRA

Ala 3 participa de Feira do Livro no Rio Grande do Sul

Estande da FAB na Feira do Livro de Nova Santa Rita divulgou formas de ingresso
Publicada em: 30/08/2017 13:15
Imprimir
Fonte: Ala 3, por Tenente Daniela Etchart
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Patriotismo aflorando nas criançasCom o tema “O Brasil e suas diversidades culturais”, a Feira do Livro de Nova Santa Rita (RS), que ocorreu de 17 a 20 de agosto, trouxe, pela primeira vez, a Feira das Profissões, e contou com a presença de universidades e das Forças Armadas. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada pela Ala 3, localizada em Canoas (RS).

No estande da FAB, os militares, além de apresentarem as atividades rotineiras de suas organizações, informaram ao público sobre as várias formas de ingressar nas Forças Armadas, sendo por meio de concursos públicos ou seleção curricular.

Homenagem à participação da Ala 3 na Feira do LivroAlém das publicações, revistas em quadrinhos, miniaturas das aeronaves e informações sobre a carreira, o estande da FAB ofereceu a oportunidade de usar o uniforme oficial de um piloto para tirar fotos. Enquanto os alunos vestiam os macacões de voo e capacetes, os militares da Comunicação Social da Ala 3 informavam que o sonho de pilotar uma aeronave poderia se tornar realidade.

A estudante Eichila da Rosa Monteiro, 14 anos, último ano do ensino fundamental da Escola Santo Antônio Maria Claret, do município de Esteio, sonhava em ser veterinária, mas ficou encantada com a ideia de ser piloto. “E pode mesmo?”, questionou.

Foram 15 escolas visitantes somente no primeiro dia de feira, com a média de 600 alunos atendidos e mais de 1000 publicações distribuídas entre os adolescentes, professores e pais.

Distribuição de materiais institucionais da FAB Os militares da Ala 3 ainda apresentaram o “Projeto Escolas” à Prefeita Margarete Simon Ferretti e à Secretária de Educação do Município, Elaine da Rosa, que ficaram muito entusiasmadas com a possibilidade de os alunos da rede pública passarem um turno na Unidade Militar, visitando as instalações e aeronaves, além de conhecerem as inúmeras profissões do militar. Só em 2016, a antiga Base Aérea de Canoas, agora Ala 3, recebeu a visita de 19 instituições de ensino, que levaram cerca de 750 alunos, com idade entre 6 e 20 anos.