PROFESP

Crianças participam de palestra sobre manutenção de recursos hídricos

Em SC, Secretário de Ensino, Pessoal e Desporto do Ministério da Defesa acompanha as atividades do Programa
Publicada em: 22/08/2017 10:32
Imprimir
Fonte: Ala 13, por Ten Kramer
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Cristiane dos Santos

Como parte do cronograma das atividades do "Programa de Economia de Recursos", a Ala 13, localizada em Guarulhos (SP), promoveu palestra sobre a manutenção de recursos naturais para os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), no último dia 16 de agosto. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância desse recurso para o planeta e como o papel de cada um deles influenciará na conservação do meio ambiente.

"O tema é uma das grandes preocupações globais. As crianças são nossos agentes multiplicadores e, com certeza, irão transmitir o que absorveram nas suas comunidades", afirmou a Tenente Simara Cristina Sena Santos, Assistente Social da Ala 13.

De acordo com a Assistente Social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ângela Maria Dias, é muito importante falar sobre o uso consciente da água para as crianças, pois elas têm o poder de ajudar a conservar esse recurso para as próximas gerações. "O recurso destinado ao consumo humano abrange, apenas, 2% do total da água do planeta e, portanto, deve ser preservado. Somente com a colaboração de todos poderemos economizar tanto nas reservas hidráulicas como na conta mensal”, disse.

O aluno Guilherme Novais de Carvalho, 11 anos, expressou a satisfação de participar da palestra. "É muito bom saber que podemos ajudar a salvar nosso futuro, temos que economizar água para que não falte nunca. Vou explicar tudo que aprendi hoje à minha família", concluiu.

BAFL

Em Santa Catarina, o Secretário de Ensino, Pessoal e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, acompanhou as atividades do PROFESP, no último dia 17 de agosto, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL).

Durante a visita, o Tenente-Brigadeiro Machado, juntamente com o Comandante da BAFL, Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior, assistiu à aula de judô com um ex-aluno do Programa, atualmente soldado da BAFL, e conversou com os envolvidos no PROFESP, agradecendo pelo empenho.

Aluno do quarto ano da Escola Tenente Almachio, Tales Ascore participa do Programa desde o ano passado. "O judô ensina a competir, ter disciplina e foco. Quando eu crescer quero poder ensinar judô a outras crianças", disse.

PROFESP

O principal objetivo do Programa Forças no Esporte é a inclusão social. O Programa oferece às crianças de escolas públicas de regiões carentes atividades esportivas, recreação, curso de idiomas, leitura e outras práticas culturais.

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelos Ministérios do Esporte e da Defesa, com apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).