CAPACITAÇÃO

EEAR capacita 102 militares pelo Projeto Soldado Cidadão

Foram realizados cursos em diferentes áreas tecnológicas
Publicada em: 14/08/2017 09:09
Imprimir
Fonte: EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR) realizou, nesta sexta-feira (11/08), no Pátio do Comando, a Solenidade Militar alusiva à conclusão de cursos do Projeto Soldado Cidadão, destinado a 102 Cabos e Soldados. Além da EEAR, os militares pertencem ao efetivo das seguintes Unidades em Guaratinguetá (SP): Grupamento de Apoio (GAP-GW), Prefeitura de Aeronáutica (PAGW) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-GW).

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – Departamento Regional de São Paulo, da cidade de Pindamonhangaba, foram realizados cursos em diferentes áreas tecnológicas, como Manipulação de alimentos, Pedreiro Assentador, Assistente Administrativo, Almoxarife, Operação de Empilhadeiras, Refrigeração, Climatização e Mecânico de Manutenção em Refrigeração Comercial.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas por profissionais do SENAI e ocorreram nas dependências da EEAR: salas de aulas, auditórios, galpões de ensino, refeitórios e, ainda, em ambiente a céu aberto, como vilas militares e pátio da Divisão de Apoio Aéreo. Foram realizadas, também, visitas técnicas ao SENAI, para vivência nos laboratórios da Instituição.

"Aproveitei a oportunidade para enriquecer meu currículo por meio do projeto, pois a despedida da EEAR já está próxima. Certamente utilizarei esse conhecimento em empresas do Vale do Paraíba, nas quais espero conseguir vaga após o término do meu tempo de serviço na Força Aérea", disse o Cabo Jorge Caeiro, do efetivo do GAP-GW, que realizou o Curso de Operador de Empilhadeira.

Já o Cabo Lucas Ranieri Santos Gonçalves fez o curso de Manutenção em Refrigeração e Climatização. “Foi um curso muito produtivo e que vai somar bastante para a vida pessoal e para o futuro profissional, pois são conhecimentos que utilizaremos no dia a dia. Além do conhecimento técnico, foi muito válido ter noções do funcionamento de uma empresa, bem como do comportamento e postura adequados nesse ambiente”, ressalta.

Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão (PSC) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, e trata-se de um programa de capacitação técnico-profissional destinado a jovens soldados das Forças Armadas. Uma das premissas é “disponibilizar cursos de qualificação profissional aos jovens que prestam serviço militar, para devolvê-los à vida civil em melhores condições de ingresso no mercado de trabalho, com custos muito inferiores aos praticados no mercado de trabalho”.

“Iniciativas como o PSC possibilitam a qualificação profissional e apontam novas perspectivas profissionais para jovens, muitas vezes advindos de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. Além disso, coloca-se também como uma oportunidade de explorar aptidões e potencializar talentos, aspectos trabalhados pelo corpo docente durante as aulas. O Projeto não se limita a mera qualificação da mão de obra, mas prima por uma melhor inserção no mercado de trabalho, sobretudo a esses jovens que compõem as fileiras das Forças Armadas por um tempo determinado”, reforça a Assistente Social da EEAR, Tenente Keila.