NANOFOTÔNICA

Pesquisador do IEAV tem três artigos entre os mais citados da Optics Letters

Os artigos são da área de óptica e fotônica
Publicada em: 16/08/2017 15:42
Imprimir
Fonte: IEAV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

O Coronel Aviador da Reserva Vilson Rosa de Almeida, ex- Diretor e atual colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve três artigos entre os 100 mais citados dos 40 anos do periódico Optics Letters, publicação especializada na área de óptica e fotônica. Entre os mais de 100 mil artigos da revista, os artigos do Coronel Vilson obtiveram as posições 16ª, 60ª e 80ª. A divulgação foi feita no início do mês pela Optics Society of America (OSA).

“Isso representa um reconhecimento internacional da relevância do trabalho por significativa contribuição acadêmica, científica e tecnológica”, comemora o Coronel Vilson.

Um artigo tem como título “Guiding and confining light in void nanostructure”; outro é intitulado “Nanotaper for compact mode conversion”; e o terceiro, “Experimental demonstration of guiding and confining light in nanometer-size low-refractive-index material”. Os três estão dentro da área de óptica e fotônica, cada um sobre um tópico específico.

“Os artigos são mais relacionados com a nanofotônica que tem a ver com colocar diversas propriedades de processamento fotônico dentro de chips que, em breve, vão ser comercializados em larga escala. No contexto aeroespacial, isso está relacionado com a redução de potência, peso e dimensões. Por exemplo, para se lançar algum artefato ao espaço, esses três fatores são muito relevantes”, explica o Coronel.

Outros dois brasileiros também foram citados na lista: o Diretor-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique Brito Cruz, que teve um artigo citado na oposição 31ª; e o professor Walter Margulius, citado na posição 61ª.