OPERACIONAL

Novo sistema de sinalização aprimora visibilidade de aeródromo, em Lagoa Santa (MG)

A troca de lâmpadas incandescentes por tecnologia LED proporciona maior nitidez e gera economia
Publicada em: 07/07/2017 09:00
Imprimir
Fonte: PAMA-LS
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Nara Lima

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) iniciou o mês de julho com nova sinalização luminosa ao longo de toda a extensão do aeródromo. O procedimento, denominado “Operação Coruja”, consistiu na substituição das lâmpadas incandescentes por um sistema com uso de tecnologia LED.

Tal modernização tem os seguintes objetivos: proporcionar uma maior confiabilidade do sistema, contribuir para diminuir os custos relacionados com a manutenção, reduzir o consumo de energia elétrica e adequar a infraestrutura do sistema de aterramento. A operação contou com uma equipe de nove militares da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), dois do Grupamento de Apoio dos Afonsos e quatro do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa.

"Como aviador, posso dizer que as mudanças da iluminação da Pista de Pouso de Lagoa Santa só trazem benefícios. Além das novas luzes terem uma nitidez maior do que as luzes convencionais, com menores chances de falha, a economia gerada poderá ser muito bem aproveitada pela União e revertida em benefícios para a população", comentou o Tenente Felipe Carlos Jung Corrêa e Castro.

A modernização do Sistema de Sinalização Luminosa dos Aeródromos do Comando da Aeronáutica (COMAER) foi planejada pela Subdiretoria de Sistemas Operacionais (SDSO) da DIRINFRA. 

Fotos: Cabo G. Silva