SELEÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (UNIFA) abre processo seletivo

Inscrições do mestrado profissional podem ser feitas até 11 de agosto
Publicada em: 06/07/2017 09:42
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Coronel Bacellar e Ten. Gonçalves
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Raquel Timponi

Estão abertas até o dia 11 de agosto as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), nível Mestrado Profissional, pertencente à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP), da Universidade Força Aérea (UNIFA). As inscrições podem ser realizadas presencialmente, por procuração, ou por correio - via sedex, com aviso de recebimento ou carta registrada. São oferecidas 20 vagas para a turma do primeiro semestre letivo de 2018.

 Estão aptos a participar do Processo Seletivo, conforme edital, profissionais militares e civis portadores do diploma de graduação de qualquer área de conhecimento que apresentem projetos de pesquisa na área de Ciência Política e Relações Internacionais, Estudos de Defesa Nacional e Segurança Internacional, com ênfase no Poder Aeroespacial.

O programa tem como objetivos capacitar pessoal em áreas de interesse do poder aeroespacial, fomentar pesquisas que contribuam para a ampliação do conhecimento filosófico, científico e militar do poder aeroespacial, além de contribuir para assuntos de interesse da Defesa Nacional. "Ao final das pesquisas, o conhecimento cientificamente adquirido será utilizado em proveito do emprego do Poder Aeroespacial", explica o coordenador do PPGCA, Coronel Paulo Pereira Santos.

O processo seletivo será composto por cinco etapas: Análise de Documentação Relativa à Inscrição; Análise e Avaliação do Projeto Preliminar de Pesquisa; Prova de Conhecimentos Específicos; Prova de Compreensão em Língua Inglesa e Entrevista.

O mestrado profissional, que funciona desde 2004, atualmente é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4. Os egressos estarão capacitados a prestar assessoria de alto nível nos assuntos político-estratégicos em Ciências Aeroespaciais, bem como a atuar no planejamento do preparo e emprego da Força Aérea, na aplicação de conhecimentos, novas tecnologias e nos resultados científicos que visam à solução de problemas e introdução de novos métodos e processos.

Acesse o Edital completo n.1/2017 do  Exame de Seleção e Admissão dos Candidatos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais.

Outras informações sobre o processo seletivo do PPGCA podem ser obtidas na página da UNIFA.