REESTRUTURAÇÃO

Cerimônia militar marca criação e ativação dos SEREP

Unidade militar faz parte da nova estrutura da FAB
Publicada em: 06/07/2017 16:27
Imprimir
Fonte: Ala 3 e Ala 8
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) já ativou o Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica em diversas regiões do País. A unidade é uma nova organização militar, subordinada à Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), conforme a nova estrutura da FAB. A finalidade é planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a gestão do pessoal e do serviço militar, no âmbito de suas áreas geográficas de atuação.

A criação desse órgão faz parte do projeto de reestruturação administrativa da FAB e reúne os antigos setores do Serviço Regional de Ensino (SERENS), Primeira Seção do Estado-Maior do COMAR (A-1) e Serviço Regional de Mobilização (SERMOB). Os SEREP são apoiados pelos Grupamentos de Apoio (GAP), sediados nas mesmas localidades sede.

Confira como foi a ativação das unidades em Canoas (RS), Manaus (AM), Recife (PE) e Belém (PA).

SEREP-CO

A cerimônia na Ala 3, localizada em Canoas (RS), foi presidida pelo Comandante da Ala, Major-Brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas. O ato de Assunção de Chefe do SEREP-CO foi realizado pelo Major-Brigadeiro Leonidas Araújo de Medeiros Júnior, Diretor de Administração do Pessoal, para o Coronel Aviador Omar José Sarmento dos Santos.

O primeiro comandante da unidade exerceu a função de Chefe do Estado-Maior do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e da Ala 3. "É uma honra estar à frente do SEREP-CO e contribuir para a solidificação da nova estrutura organizacional, zelando e aprimorando o maior patrimônio do Comando da Aeronáutica, que são nossos recursos humanos", afirmou o Coronel Omar.

A cerimônia aconteceu no dia 30/06 e contou com participação de autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre, além do efetivo do SEREP-CO.

SEREP-MN

A cerimônia militar de assunção de chefia do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Manaus (SEREP-MN) foi realizada nessa terça-feira (04/07). Na ocasião, o Coronel de Infantaria Paulo César Milaré assumiu a chefia da nova Organização da Força Aérea. O evento foi realizado no hangar do Sétimo Esquadrão de Transporte Aérea (7° ETA) e reuniu autoridades militares da Força Aérea e do Exército Brasileiro.

O Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Leonidas, presidiu a cerimônia. O oficial-general explicou a função do SEREP-MN na região em que será sediado. “Os Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica estão sendo ativados agora em um momento de reestruturação da Força. Nesse pacote, na gestão de recursos humanos e de serviço militar, eles vão cuidar do recrutamento, da incorporação, da seleção do pessoal, da sua classificação, da movimentação, do controle e, principalmente, da mobilização da Aeronáutica nesta região. Reunirá a parte de ensino, a parte de mobilização, o serviço militar obrigatório e cuidará de todo trâmite do pessoal que é temporário”, disse.

A nova Organização atuará na Amazônia Ocidental, abrangendo os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

SEREP-RF

A solenidade de assunção do cargo de Chefia do SEREP-RF foi realizada no salão nobre do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), em Recife, nessa quarta-feira (05/07). Assumiu como primeiro Chefe o Coronel de Infantaria Júlio Cézar Pontes que, em seu último cargo, foi Gerente da Subchefia de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

O SEREP-RF foi criado e ativado através da Portaria nº 462/GC3, de 03 de abril de 2017, junto com os SEREPs das outras regiões: Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Brasília e Manaus.

"Com humildade, inteligência e sabedoria, o novo chefe levará em frente o trabalho a ser feito”, ressaltou o Major-Brigadeiro do Ar Leonidas.

Ainda durante a solenidade, ocorreu a assunção do cargo de Chefia do DT-INFRA RF. Criado por meio da Portaria nº 468/GC3, de 6 de abril de 2017, a Unidade tem por finalidade atuar regionalmente na execução das atividades dos serviços de patrimônio e de engenharia da Aeronáutica, cujo órgão central é a Diretoria de Infraestrutura de Aeronáutica (DIRINFRA).

Assumiu como primeiro Chefe o Coronel Aviador Robson Silva de Britto Macêdo. O último cargo que ele  exerceu foi a Chefia do Serviço Regional de Patrimônio do II COMAR.

"As organizações estão em ótimas mãos para alavancarem os novos processos e sistemas de construção", ressaltou o Comandante do II COMAR, Major Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar.

SEREP-BE

A assunção do Coronel de Infantaria Antônio Deoclécio Chaves Machado como Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Belém (SEREP-BE) foi realizada terça-feira (04/07).

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e contou com a participação do Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA); do Major-Brigadeiro do Ar Leonidas Medeiros, Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP); do efetivo do SEREP-BE, de Comandantes de Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Belém e de familiares do novo Chefe.

O Comandante do I COMAR felicitou o mais novo Comandante de Unidade da Guarnição. “Desejo todo o sucesso nessa nova fase, na seleção e formação dos novos militares que virão guarnecer a Força Aérea aqui em Belém”, enfatizou o Major-Brigadeiro Minelli ao Coronel Machado, que destacou: “a criação do SEREP demonstra a importância que a FAB dá à sua Política de Pessoal”.

O SEREP ainda será ativado em São Paulo e Brasília. O SEREP Rio de Janeiro foi ativado na quinta-feira (29/06).