VISITA

ALA 3 recebe visita da Escola Municipal Padre Reus

No ano passado, mais de 700 alunos visitaram a unidade
Publicada em: 22/06/2017 10:28
Imprimir
Fonte: ALA 3
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

28 alunos  e três professoras participaram da visitaA Ala 3, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Canoas (RS), recebeu quarta-feira (14/06) a visita de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Reus, de Sapucaia do Sul (RS). A turma composta por 28 alunos, de 9 a 10 anos, acompanhada por três professoras, conheceu toda a estrutura da Ala e como é o dia a dia de um militar.

Inicialmente, as crianças assistiram a um vídeo institucional, o qual apresentou a atuação da FAB nas várias regiões do País, assim como as diversas missões e profissões do militarismo. Em seguida, elas puderam conhecer as várias unidades sediadas e esquadrões de voo da Ala.

Na chegada a área operacional, os alunos deslocaram-se para a parte mais esperada da visita: ver de perto as aeronaves da FAB. A primeira parada da turma foi no Esquadrão Pampa (1°/14°GAV) e, após receberem as informações da aeronave de caça F-5M, os alunos puderam presenciar a decolagem de três aeronaves, acenando e aplaudindo euforicamente.

Instrução inicial, em que assistiram a um vídeo institucionalAlém disso, presenciaram também o treinamento e acionamento da aeronave de alerta, em que cronometraram, juntamente com a equipe da Comunicação Social, os seis minutos e meio do período inicial do acionamento até a decolagem. “Recorde!”, gritou um dos alunos ao ver toda a movimentação dos militares.

Outra parada foi no hangar do Esquadrão da Aviação de Patrulha, o Esquadrão Phoenix (2º/7° GAV), e o da Aviação de Transporte, o Esquadrão Pégaso (5º ETA). Os alunos receberam instruções com os Oficiais de Comunicação Social dos Esquadrões sobre as características de cada aeronave, além das principais missões.

No final da visita, as crianças puderam realizar o sonho de entrar em uma aeronave da FAB, o C-95. Muitos se impressionaram com a quantidade de comandos nos painéis.

Alunos conhecem a aeronave C-95“Nossa, quantos botões!”, indagou William, de 9 anos, que logo recebeu a explicação do aviador Silveira.

“Quero entrar para a Força Aérea”, disse Lorenzo, de 10 anos, entusiasmado ao descer da aeronave.

As professoras foram orientadas quanto às formas de ingresso na FAB, recebendo material institucional, além de material interativo para as crianças, como as maquetes montáveis das aeronaves da FAB e as revistas em quadrinho da turma da Mônica, ensinando sobre segurança de voo.

Esta foi a segunda visita de estudantes recebida pela Ala 3 este ano. No ano passado, a unidade recebeu a visita de 19 instituições de ensino, compreendendo 748 alunos, com uma média de idade entre 6 a 20 anos.