TRÁFEGO AÉREO

Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea realiza cursos de aperfeiçoamento

Foram oferecidos cursos de gerenciamento regional e manutenção operacional
Publicada em: 19/06/2017 15:35
Imprimir
Fonte: CGNA, por Tenente Eduardo Silva
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

Por meio da Seção de Instrução e Doutrina, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) iniciou o novo Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO), destinado aos Gerentes Nacionais de Fluxo (GNAF). O Centro finalizou também a Capacitação em Gerência Regional de Fluxo (CGN001), destinada a controladores de tráfego aéreo (graduados e civis), que atuam como gerentes regionais no Salão Operacional e nas Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC).

O PIMO, dividido em três períodos, terá dois módulos realizados em junho. Dentre as disciplinas oferecidas destacam-se a estrutura organizacional da OM, as unidades de gerenciamento de fluxo e o monitoramento de sistemas. “Participar de um programa de capacitação como o PIMO é fundamental para os membros de outras organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB. O aperfeiçoamento proposto nos dá mais segurança para o exercício da função na posição de GNAF”, salientou a Tenente Ana Cristina Santos Pimentel Vieira.

O GNAF coordena e acompanha a aplicação de medidas táticas em toda área de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) nacional. A última turma deste ciclo está prevista para o mês de agosto.

Já o CGN001 contou com 21 alunos oriundos dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e do CGNA. O Gerente Regional acompanha e aplica medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo dentro de sua área de jurisdição. Assim sendo, a interação entre gerentes e demais profissionais do Salão Operacional deve ser constante e precisa. A capacitação teve a coordenação do Tenente Eduardo Araujo da Silva.

Além do histórico do Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), foram abordados o ATFM, a estrutura da Divisão de Operações do Centro, as legislações vigentes, os parâmetros de decisão e, ainda, os sistemas operacionais e setores de apoio. “O CGN001 foi um divisor de águas na minha vida profissional. Posso garantir que fui agraciado com a oportunidade de compreender o histórico e a evolução do ATM, visualizando in loco a estrutura da Divisão de Operações do CGNA.”, ratificou o 1º colocado do curso, Sargento Bruno Godoy de Carvalho.

A previsão é que haja mais um curso de formação em Gerência Regional de Fluxo até o fim do segundo semestre.

Fotos: Tenente Eduardo Silva