ESPORTE

Atletas da FAB sobem ao pódio em diversas competições

As conquistas foram nos esportes de judô, corrida de rua e hóquei sobre a grama
Publicada em: 15/06/2017 09:00
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Atletas das equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) conquistaram o lugar mais alto no pódio nas competições de judô que ocorreram no último sábado (10/06), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Os militares competiram na Segunda Etapa do Campeonato Mineiro de Judô e no Open Brasileiro Região Sudeste, além de participarem em uma competição interna entre as três escolas de formação da FAB.

A FAB se destacou pelo grande número de medalhas conquistadas nas duas competições. No Estadual foram 6 ouros, 6 pratas e 11 Bronzes, já no Open Brasileiro foram 5 ouros, 2 pratas e 6 bronzes.

O Cadete Brasil, um dos destaques do dia com 3 medalhas de ouro, destacou a importância de participar dos campeonatos. “Esta competição representa colocar em prática todo treinamento que viemos realizando neste últimos 5 meses e serve também como base para podermos perceber o nosso nível de preparação para a competição fim, a NAVAMAER”, disse.

Para os técnicos, a participação das equipes da FAB em campeonatos desse nível é essencial na preparação dos atletas. “Essas competições externas fazem parte do ensino do judô como um todo; os resultados me agradaram muito, não só pela quantidade de medalhas conquistadas, mas também pela possibilidade de enfrentamento contra atletas de elevado nível técnico”, destaca o técnico da equipe EPCAR, Professor Santarém.

Já o técnico da equipe da Academia da Força Aérea (AFA), Sargento Rennó, ressaltou a importância da competição com atletas de outras equipes. “Por eles estarem em período de preparação, foi uma excelente treinamento e uma boa oportunidade de testarem seus conhecimentos adquiridos durante os treinos, contra os atletas das academias de fora do âmbito da FAB”, especificou.

Na sequência às competições da Liga, foi realizado o torneio interno da FAB, com a participação das três escolas de formação, AFA, EPCAR e EEAR. O Capitão Aviador Arruda, coordenador da competição, destacou o valor da disputa. “Eu acho que todos só têm a ganhar, e que, dessa forma, a gente consegue fortalecer um dos princípios do judô que Jigoro Kano nos transmitiu, Jita Kyoei, o da prosperidade e benefícios mútuos, e que diariamente aplicamos dentro da nossa Força, na forma da camaradagem”, concluiu.

Corrida de RuaCorrida de Rua

Já no último domingo (11/06), no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, ocorreu a XX Corrida e Caminhada pelo Célio de Barros. A corrida é um percurso de 4 Km que reuniu mais de 600 competidores.

Nessa edição, o grande vencedor foi o Soldado Weslley Martins, do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), que com o tempo de 12min e 02 seg se sagrou campeão geral da corrida.

“Gostaria de dedicar esta vitória à CDA que vem me dando todo o suporte para poder competir em corridas desse nível e representar esta organização militar em provas cada vez mais fortes e importantes”, afirmou.

Hóquei Sobre a Grama

Também no domingo,Hóquei Sobre a Grama ao término do jogo realizado pelo Campeonato Carioca de Hóquei Sobre a Grama, o Sargento Mendonça, do efetivo da CDA, conquistou o Bicampeonato jogando pelo Rio Hockey Club que bateu o Sociedade Esportiva Germânia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Depois da prova, o militar se juntou à concentração da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro, que visa à preparação para a disputa da Copa Pan-Americana de hóquei sobre a grama 2017, nos Estados Unidos, em julho.