TREINAMENTO

Base Aérea de Florianópolis sedia exercício de campanha do 63º Batalhão de Infantaria

Alunos do Curso de Formação realizaram diversas atividades teóricas e práticas
Publicada em: 12/06/2017 11:25
Imprimir
Fonte: BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

Alunos do Exército realizam treinamento na BAFLA Base Aérea de Florianópolis (BAFL) foi sede do acampamento básico para 20 alunos do Curso de Formação do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR) do 63º Batalhão de Infantaria (63°BI - Batalhão Fernando Machado), entre os dias 4 e 8 de junho. O treinamento teve como objetivo adaptar os alunos ao terreno e a situações de combate, além de ensinar técnicas de sobrevivência em condições hostis. Ainda, o exercício mostra a importância do preparo físico militar, da resistência e do espírito de corpo.

Nos dias em que estiveram na BAFL, os alunos tiveram o primeiro contato com as atividades de campanha por meio de instruções teóricas. Eles puderam aprender técnicas de orientação no ambiente de selva, primeiros socorros, nós e amarrações, pista de progressão, transposição de curso d’água, entre outras.

Na quinta-feira (8), deslocaram-se em marcha por cerca de 12 km da BAFL até o 63° BI, concluindo assim o exercício de campanha. O variado relevo da BAFL - com acesso ao mar e área de mata fechada - foi considerado um local privilegiado pelos instrutores do NPOR para a realização das atividades militares. O que proporcionou um melhor adestramento, pois possibilitou um maior realismo ao treinamento.

O comandante do 63º BI, Coronel de Infantaria André Vicente Scafutto de Menezes, agradeceu o auxílio da BAFL e destacou a qualidade do terreno. "O Exército Brasileiro, em especial o 63º Batalhão de Infantaria, na preparação de seus recursos humanos, realiza anualmente atividades em campanha, nas quais ocorrem acampamentosUm dos objetivos foi adaptar os alunos ao terreno e a situações de combate dos períodos de instrução básica e de qualificação. A ausência de um campo de instrução próprio à Organização Militar faz com que tenhamos que procurar áreas de instrução distantes da sede. A oportunidade que a Base Aérea de Florianópolis deu para que o batalhão pudesse executar seus acampamentos básicos em suas áreas foi de grande valia”, elogiou.

“Além das áreas serem próximas, permitem a realização de diversas instruções abrangidas em nossos manuais, visando à formação do soldado e do aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. Desta forma, o Batalhão Fernando Machado agradece o apoio prestado pela distinta OM da Força coirmã no atendimento às nossas necessidades militares", complementou.