AJUDA HUMANITÁRIA

Helicóptero da FAB transporta água para vítimas da enchente em PE

Um helicóptero H-36 Caracal foi engajado na missão de ajuda a vítimas no Nordeste
Publicada em: 30/05/2017 16:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cynthia Fernandes

Um helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Puma (3º/8º GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Recife (PE), no fim da tarde desta terça-feira (30/05), para dar apoio às vítimas das enchentes na região. Ao todo, 12 militares compõem a tripulação da aeronave que decolou do Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira, e não tem previsão de retorno.

O Ministério da Defesa solicitou a participação das três Forças Armadas, após as fortes chuvas que atingiram os estados de Alagoas e Pernambuco. Um helicóptero H-36 da Marinha do Brasil também está engajado na mesma missão. Mais de 30 mil pessoas estão desabrigadas.

No primeiro dia de missão foram transportados cerca de 1.500 litros de água para a cidade de Barreiro
s (PE), situada a 100 km da capital. O material foi destinado pela Defesa Civil às populações ilhadas devido às fortes chuvas.

Ain
da pela manhã, a tripulação fez um voo de reconhecimento para definir os pontos estratégicos da missão. A equipe da FAB ficará responsável por levar alimentos e água para áreas mais atingidas pelas chuvas e, também, fazer o transporte de desabrigados.
 
Capacidade - A aeronave pode transportar até 29 pessoas, além de seus dois pilotos, e tem grande capacidade para carga. Possui modernos sistemas aviônicos e de monitoramento redundante que garantem elevado desempenho e máxima segurança.

O Caracal realiza voos a qualquer hora do dia ou da noite para cumprir missões de busca e salvamento, resgate em combate, operações especiais, evacuação aeromédica, transporte logístico e apoio às comunidades nos casos de calamidades públicas.