SEGURANÇA DE VOO

SERIPA II realiza seminário de prevenção de acidentes aeronáuticos

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas, via internet, até 5 de junho
Publicada em: 25/05/2017 12:30
Imprimir
Fonte: SERIPA II
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Raquel Timponi

Em continuidade às atividades de conscientização e prevenção de acidentes  aéreos, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) abre inscrições para o “Seminário Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”, em Salvador (BA). O evento, que ocorrerá no dia 9 de junho no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), destina-se, preferencialmente, à comunidade aeronáutica, como pilotos, estudantes, comissários, profissionais da manutenção e da segurança, gestores de aeronaves e operadores de aeronaves remotamente pilotadas. São 200 vagas e os interessados podem se inscrever, até o dia 5 de junho, pelo site www.seripa2.aer.mil.br.

O evento é uma ação conjunta do SERIPA II de Recife - responsável pela Segurança de Voo na Região Nordeste - com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O objetivo é debater assuntos voltados para a Segurança de Voo com a comunidade aeronáutica da capital baiana, visando à conscientização da prevenção de acidentes.

O coordenador do seminário desse ano, Capitão Aviador Pedro Nolasco Duarte, Chefe da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do SERIPA II, justifica a escolha da cidade Salvador (BA) para a realização do evento. “Só nos últimos cinco anos, foram registradas 31 ocorrências aeronáuticas no Estado da Bahia. Por esse motivo, o SERIPA II empenhou esforços em realizar atividades de prevenção na região Nordeste, visando à redução dos índices de ocorrências”, explicou. A ideia é que o evento seja estendido a outras capitais, como a programação já fechada do seminário também para o mês de outubro, em Recife (PE).

O Seripa II é responsável pela realização de 16 eventos anuais, em ações de conscientização da comunidade aeronáutica. O maior evento, entre todas as atividades, é o seminário que ocorre tradicionalmente em Recife. Esse ano, entre as temáticas da programação, o objetivo é abarcar o maior número de possibilidades de assuntos que sejam relevantes para o público, como a recente legislação e a licença para operação de drones, a revisão de manuais, além de requisitos operacionais e de manutenção de voos.

Acompanhe a programação completa do evento:

SEMINÁRIO  REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES / SALVADOR (BA)

08h às 08h20min - Credenciamento

08h20min às 08h30min - Abertura

08h30min às 09h20min - “RBHA 91, DCERTA e Checklist de Mínimos Operacionais” - Sr. Adriano Tunes de Paula” (Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC)

09h30min às 10h20min - "Construindo a Curva do Homem Vivo" - Tenente-Coronel Aviador José Ricardo S. Scarpari (Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo – IPEV)

10h20min às 10h40min - Intervalo

10h40min às 11h30min - “Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) e seu Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro” - Tenente- Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho (Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA)

11h40min às 12h30min -  "Os Sete Pecados Capitais da Manutenção" - Tenente Coronel Especialista Jocelyn Santos dos Reis (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA)

12h30min às 12h40min  - Encerramento do Evento