COMEMORAÇÃO

Dia da Aviação de Patrulha é tema de solenidade militar, em Salvador (BA)

Cerimônia foi marcada por entrega de medalhas e prêmios a militares patrulheiros
Publicada em: 23/05/2017 14:10
Imprimir
Fonte: Ala14, Tenente Pérsia
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Raquel Timponi

Tenente-Coronel Allan recebe medalhaA solenidade militar, alusiva ao Dia da Aviação da Patrulha, aconteceu ontem (22/05), no hangar do 1º/7º Grupo de Aviação (GAv) da Ala 14, em Salvador (BA). Presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), a cerimônia relembrou momentos históricos que consolidaram a Aviação de Patrulha na Força Aérea Brasileira, bem como celebrou a data com a entrega de medalhas e premiações.

O Tenente-Brigadeiro Egito abordou a importância dos patrulheiros, ao longo dos 75 anos de atuação, e destacou o contexto de guerra, período de 1942 a 1945, revelando a bravura dos que protegeram pelo ar as águas territoriais brasileiras.

“Integrantes dos Esquadrões Orungan, Phoenix e Netuno, a coragem e o pioneirismo [...] de tantos patrulheiros a defender, do ar, os mares do Atlântico Sul, devem servir de alento para assumirmos o protagonismo das transformações em andamento, que, certamente, tornarão a Força Aérea Brasileira uma instituição arrojada, adequada ao seu tempo e absolutamente capacitada a cumprir a sua missão”, relembrou.

Major (à esquerda) recebe prêmio por pesquisaDurante o evento, recebeu a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura o Comandante do Esquadrão Orungan (1º/7º GAv), Tenente Coronel Aviador Allan Davis Cabral da Costa, o qual enfatizou o valor do patrulheiro. “É uma honra fazer parte de um seleto grupo de patrulheiros. A Aviação de Patrulha teve início na Segunda Guerra Mundial, em um combate que se destacou a persistência dos heróis, como Taunay e Ivo Gastaldoni”, declarou.

A solenidade também promoveu a entrega do Prêmio Brigadeiro Magalhães Mota. A pesquisa campeã de 2017 foi de autoria do Major Aviador Alexandre Tadeu Ferreira da Silva, do Esquadrão Orungan, com temática sobre o "Impacto Operacional do Sistema Eletro-óptico nas Missões de Aviação de Patrulha em Período Noturno, Realizadas com a Aeronave P-95M".