COMEMORAÇÃO

Sessão Solene na Câmara dos Deputados marca 65 anos da Fumaça

A homenagem, proposta pelo deputado Victório Galli, ocorreu nesta terça-feira (16) e contou com a presença de autoridades militares
Publicada em: 16/05/2017 17:46
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Raquel Timponi
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Aline Fuzisaki

Uma sessão solene, em homenagem aos 65 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), marcou a manhã desta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, na capital federal. Cerca de 120 pessoas, entre parlamentares e militares, acompanharam a cerimônia, que contou ainda com a participação da Banda da Base Aérea de Brasília.

Deputados se revezaram nos discursos, relembrando a história da Esquadrilha, além de destacarem a importância da missão do esquadrão de encantar e inspirar a sociedade.

A solenidade foi marcada por emoção e reconhecimento da credibilidade e dos valores da Fumaça. “Apreço, admiração e respeito é o que o povo sente pela Fumaça”, declarou o Deputado Rubens Bueno. “Eu me sinto seguro na terra, sabendo que vocês estão nos protegendo no céu”, complementou o deputado Evandro Gussi.

Em seu discurso, o deputado Victório Galli, proponente da solenidade de homenagem juntamente com os deputados Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, ressaltou habilidades dos profissionais que integram a Esquadrilha da Fumaça, como coragem, determinação e perícia, e chamou de heróis os pilotos que se arriscam nas acrobacias aéreas.

Parlamentares homenagearam Esquadrilha da FumaçaO comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, ressaltou a homenagem como fruto de inspiração da sociedade. “A Câmara dos Deputados é a casa do Povo. Portanto, é do povo que recebemos esse reconhecimento. Aos 65 anos, ajudamos a integrar esse país gigantesco, a levar a bandeira nacional a todos os cantos. Durante esse tempo, a Fumaça tem estimulado o diálogo entre civis e militares. Em cada demonstração, mostramos que a soberania nacional e o espaço aéreo estão seguros”, declarou.

O Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância do trabalho em conjunto da equipe da Fumaça e se referiu à imagem dos fumaceiros como a “ponta do iceberg”, que divulga os valores de todos integrantes da FAB. "A fumaça é aquilo que aparece de todo o segmento da Força Aérea Brasileira. Representa a doutrina, a disciplina, o trabalho em equipe e a sinergia de todos os setores. Estamos muito honrados com esse ato singelo e com o destaque dado à Fumaça", finalizou.

imagens/original/34197/170516joh0045-johnson_barros.jpg