PREVENÇÃO

Nova ferramenta do CENIPA facilita pesquisa de ocorrências aeronáuticas brasileiras

Sistema online atende a recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI)
Publicada em: 27/04/2017 16:40
Imprimir
Fonte: CENIPA, por Ten Cândida Schwaab
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (27/04), uma nova ferramenta para a prevenção de acidentes aeronáuticos: o Painel SIPAER. A ferramenta consiste em uma solução de Business Intelligence, ferramenta de gestão que permite ampla visualização dos dados das ocorrências aeronáuticas brasileiras.

“As informações permitem a compreensão mais abrangente da realidade e propiciam subsídio para a prevenção. Os dados vão servir de base para os trabalhos realizados por toda a comunidade aeronáutica”, afirmou o Chefe do CENIPA, Brigadeiro Frederico Alberto Marcondes Felipe, que acredita no uso da estatística como fundamental para a prevenção de acidentes. 

A ferramenta apresenta as ocorrências da aviação civil brasileira nos últimos dez anos. Os dados são os mesmos já disponibilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. No entanto, na nova plataforma estão mais interativos. As pesquisas podem ser efetuadas on line por qualquer cidadão.

Antes de ser disponibilizada ao público, a ferramenta foi apresentada nas duas últimas reuniões dos Grupos Brasileiros de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST) e da Aviação Comercial (BCAST).

Segundo o coordenador de auditoria no CENIPA, Coronel Franz Luiz Matheus, o objetivo do Painel SIPAER é atender à demanda de vários setores da atividade aérea, assim como aos protocolos estabelecidos e recomendados pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). “Disponibilizar a visualização de dados facilita e permite a análise de informações colhidas no sistema de notificações de ocorrências aeronáuticas. Também é fundamental para a prevenção de acidentes aéreos e para a transparência das atividades de investigação”, afirmou.

A página inicial apresenta quatro áreas principais, envolvendo visualização dos dados, busca de ocorrências, recomendações e comparação de cenários. O item “Visualizar dados” conduz ao panorama estatístico nos últimos dez anos; “Buscar Ocorrência” permite acompanhar a situação de cada investigação, desde o acidente ou incidente grave até a emissão do relatório final. O link “Recomendações” permite o acompanhamento de todas as recomendações de segurança emitidas pelo CENIPA.

O detalhamento da consulta e a comparação dos dados são possíveis graças aos recursos de uma plataforma dinâmica, didática e autoinstrutiva, desenvolvida pela equipe da Assessoria Estatística do CENIPA. O estudo de desenvolvimento teve foco na operacionalidade, economicidade e praticidade.