GRIPEN NG

Mais de 55 mil pessoas conhecem réplica do novo caça da FAB no Rio de Janeiro

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição e as formas de ingresso na Aeronáutica
Publicada em: 25/04/2017 12:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Saulo Vargas

Mais de 55 mil pessoas puderam ver de perto a réplica do futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG, no Rio de Janeiro (RJ). A réplica ficou exposta no Shopping VillageMall, entre 13 e 23 de abril.

Os visitantes tiveram a oportunidade de entrar no cockpit do Gripen, conversar com aviadores da FAB sobre as funcionalidades da nova aeronave de caça e entender a importância do projeto FX-2 para o Brasil.

Eles também puderam ver uma exposição sobre o Dia da Aviação de Caça, data celebrada em 22 de abril em memória da atuação da FAB no teatro de operações italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Os pilotos brasileiros realizaram o maior número de missões em um único dia. Os painéis apresentam todas as aeronaves de caça já operadas pela FAB, desde a sua criação em 1941. Entre elas o P-47 Thunderbolt usado pela FAB em 1943; o caça jato F-80; o caça supersônico Mirage III, e o F-5, entre outras.

“Gostamos bastante desta iniciativa. Eu trouxe minha família para conhecer o Gripen pois eu servi na Base Aérea de Santa Cruz e minhas filhas queriam conhecer o avião. Ficamos impressionados ao vê-lo de perto”, declarou o professor Sandro Caffonso de Moraes, que levou a família para entrar no cockpit.

Os interessados em ingressar na Força Aérea tiraram dúvidas com os militares presentes sobre a carreira militar e sobre o trabalho realizado pela instituição.

Tanto no dia de lançamento do evento (13/4) quanto no último sábado (22/4), a banda da Ala 12 realizou uma apresentação musical, tocando canções militares e brasileiras consagradas, entre elas, o Tema da Vitória.

“Esse tipo de evento é muito importante, pois consegue unir os civis aos militares, consegue aproximá-los. Quando eu entrei no cockpit da aeronave eu senti uma emoção muito grande. Eu me senti junto do meu pai, eu sei que ele estava ali comigo”, afirmou Pedro Luiz Moreira Lima, filho do Tenente-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima, herói da FAB durante a Segunda Guerra Mundial.

Livro – Quem visitou a exposição também teve a oportunidade de conhecer e adquirir o livro O Céu da Itália, escrito por Flavio C. Kaufmann, Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira. A obra é uma ficção que apresenta um romance histórico e, além disso, presta uma homenagem aos pilotos de caça, heróis do cotidiano, que arriscam suas vidas quase todos os dias para garantir a soberania brasileira.

Projeto FX-2 – O projeto consiste na aquisição de 36 novas aeronaves de caça Gripen NG de múltiplo emprego. O caça sueco é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas.

A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

Os 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira entre 2019 e 2024. Todos ficarão sediados na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o País.

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som e possibilitará que os pilotos da FAB sintam até nove vezes a força da gravidade quando fizerem manobras.

Conheça a aeronave GRIPEN NG