GRIPEN

Mais de 20 mil pessoas já conheceram o novo avião de caça da FAB no Rio de Janeiro

Réplica da aeronave fica exposta no shopping VillageMall até o próximo domingo (23/04)
Publicada em: 18/04/2017 14:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Saulo Vargas
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

Mais de 20 mil pessoas já conheceram a réplica da aeronave Gripen NG, exposta desde a última quinta-feira (13/04) no shopping VillageMall, no Rio de Janeiro.

“Realmente, é um avião muito lindo, espetacular. Ficamos impressionados com o tamanho do cockpit e todos aqueles botões”, expressou o turista argentino Rodolfo Esteban Silva, que vive em Buenos Aires e visitou a exposição acompanhado da família. Ele e os dois filhos entraram na cabine da maquete da aeronave feita de vidro, madeira e metal.

Família argentina conheceu novo avião de combate da FAB

O público também pôde conversar com pilotos da aviação de caça que estão no local para interagir e contar suas experiências profissionais. “Essa é uma bela forma de as Forças Armadas se aproximarem mais da sociedade e incentivarem as pessoas a ingressarem na carreira militar”, afirmou o atleta de natação e estudante universitário Marcelo Silva Cardoso dos Santos, após entrar no cockpit do avião.

Ao lado da aeronave também há uma exposição sobre o Dia da Aviação de Caça, data celebrada em 22 de abril em memória da atuação da FAB no teatro de operações italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Os pilotos brasileiros realizaram o maior número de missões em um único dia. Os painéis apresentam todas as aeronaves de caça já operadas pela FAB, desde a sua criação em 1941. Entre elas o P-47 Thunderbolt usado pela FAB em 1943; o caça jato F-80; o caça supersônico Mirage III, e o F-5, entre outras.

“Estamos felizes em poder celebrar o Dia da Aviação de Caça com essa belíssima exposição do Gripen NG, o futuro caça da Força Aérea Brasileira, em nosso empreendimento”, afirmou Gabriel Palumbo, superintendente do VillageMall.

Livro – Quem visita a exposição também tem a oportunidade de conhecer e adquirir o livro O Céu da Itália, escrito por Flavio C. Kaufmann, Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira. A obra é uma ficção que apresenta um romance histórico e, além disso, presta uma homenagem aos pilotos de caça, heróis do cotidiano, que arriscam suas vidas quase todos os dias para garantir nossa soberania.

Sobre a nova aeronave de combate da FAB - O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, é um caça de quinta geração que atenderá às necessidades operacionais da FAB para os próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves, anunciada no final de 2013, faz parte do Projeto FX-2 do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. Os caças farão parte do sistema de defesa aérea do País.

Réplica do Gripen NG fica exposta até domingo (23/04) no RJ

Serviço:
Exposição da réplica da aeronave Gripen NG
Período: até o próximo domingo, 23 de abril de 2017.
Local: VillageMall Shopping (Avenida das Américas, nº 3.900, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
Horário: 11h30 às 21h30, de segunda a sábado; domingo e feriados, das 13h às 20h.
Entrada: visitação gratuita.