COOPERAÇÃO

Brasil e Indonésia assinam Memorando de Entendimento sobre Cooperação na área de defesa

O Brasil já comercializou uma série de sistemas de armas nacionais para a Indonésia
Publicada em: 06/04/2017 15:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Os Ministérios da Defesa do Brasil e da Indonésia celebraram um acordo de cooperação na área de defesa. O documento foi assinado na modalidade circular, sendo a primeira fase realizada na Indonésia (30/03), com a assinatura do ministro da Defesa Ryamizard Ryacudu. O evento foi acompanhado pelo embaixador brasileiro na Indonésia, Rubem Antônio Corrêa Barbosa, e pelo Adido de Defesa e Aeronáutico, Coronel Aviador Marcelo Moraes de Oliveira. Já a segunda etapa foi concretizada nesta quarta-feira (05/04), durante a realização da LAAD 2017, com a assinatura do ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, testemunhado pelo Embaixador da Indonésia no Brasil Toto Riyanto, e pela delegação indonésia presente à feira de segurança e defesa.

O acordo prevê vários aspectos de cooperação, dentre eles o intercâmbio de delegações de alto escalão civis e militares; o desenvolvimento de recursos humanos por meio do ensino e do treinamento; e o aumento da cooperação da indústria de defesa de interesse mútuo, especialmente nas áreas de equipamento de defesa e serviços, apoio logístico, questões de exportação de defesa, transferência de tecnologia, pesquisa, produção e marketing conjunto.

A assinatura é fruto de uma declaração conjunta sobre parceria estratégica entre a Indonésia e o Brasil, assinada pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países em outubro de 2008, no Brasil.

Saiba mais

A Indonésia tem empregado esforço contínuo para o aperfeiçoamento de sua capacidade defensiva, com incentivo expressivo do Governo ao programa e consequente aumento de recursos para a implementação de projetos estratégicos de defesa. O programa prevê desde a aquisição de novos equipamentos, capacitação operacional e técnica de seus recursos humanos até o desenvolvimento de sua base industrial de Defesa.

Nesse contexto, o Brasil já comercializou uma série de sistemas de armas nacionais para a Indonésia, incluindo aeronaves EMB-314 Super Tucano, fabricadas pela Embraer, e o Sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes Astros produzido pela Avibras.