LAAD 2017

Empresa homenageia os 30 anos de operação da frota de Esquilo

Pilotos de asas rotativas passam por formação na aeronave
Publicada em: 06/04/2017 10:27
Imprimir
Fonte: Agencia Força Aérea, por Tenente Humberto Leite

Desde 1987, todos os pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira têm um ponto em comum: a experiência de voar o helicóptero H-50 Esquilo. A aeronave fabricada pela empresa brasileira Helibras é utilizada para a formação dos aviadores que seguem para aviação de asas rotativas. Para comemorar esse marco, a Helibras realizou uma cerimônia na LAAD 2017, feira de segurança e defesa que acontece no Rio de Janeiro.

Um total de 2.156 pilotos já passaram pela formação na aeronave, realizada pelo Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), sendo a maioria militares da FAB, mas também representantes do Exército, forças armadas estrangeiras e policiais civis e militares. Só em 2016 foram 1.840 missões de treinamento realizadas pela unidade, sediada em Natal (RN) desde 2006, quando foi transferida de Santos (SP).

“Os helicópteros Esquilo cumprem com excelência a missão de formar não só os pilotos, mas também mecânicos da aviação de asas rotativas da FAB. Eles proporcionam o aprendizado de todas as missões atribuídas pela Doutrina Básica da FAB. Depois dessa instrução o oficial está apto a realizar voo de navegação entre obstáculos, decolagem de prédio e todas as missões militares”, explica o Tenente-Coronel Alexandre de Carvalho Ribeiro, Comandante do Esquadrão Gavião.

A formação dos novos oficiais conta com adaptação diurna e noturna, missões de emergência, rapel, içamento na água, resgate sobre a terra com utilização do guincho, carga externa, área restrita, voo em formação (2 e 4 aeronaves), helipontos elevados, navegação a baixa altura (NBA), além de missões de busca e escolta com o emprego de armamento.

“É com grande satisfação que a Helibras e a Airbus Helicopters pr
estam essa homenagem ao Esquadrão Gavião pelo marco de 30 anos e mais de 2 mil pilotos formados no nosso helicóptero Esquilo. Isso comprova a robustez e segurança da aeronave. E espero que os anos e os números de formandos dobrem!”, comentou o presidente da Helibras, Richard Marelli.

O primeiro helicóptero do modelo (HB 350B) chegou à FAB em 1986. Ele também foi operado pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) e faz parte ainda das frotas da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de forças policiais. A aeronave desenvolvida pela empresa francesa Aerospatiale, atualmente Airbus Helicopters, já teve mais de 5 mil unidades produzidas desde o seu primeiro voo, em 1974, e ainda está em produção.

150 mil horas voadas - Também em 2016 a FAB registrou 150 mil horas voadas com os helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters. Atualmente estão em operação os Esquilos, o VH-35, o VH-34 Super Puma, VH-36 Caracal e o H-36 Caracal.