LAAD 2017

Estrutura especial dará suporte aos aeronavegantes que trafegam próximo ao Riocentro

FAB otimiza segurança do espaço aéreo. Tripulações recebem boletins meteorológicos e atualização dos tráfegos locais
Publicada em: 04/04/2017 12:04
Imprimir
Fonte: SRPV-SP, por Ten Simone Dantas
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Sigaud

Os pilotos que sobrevoam o Riocentro, num raio de quatro quilômetros, durante a LAAD 2017, recebem com exclusividade dados de meteorologia, condições de operação do heliponto, tráfego de aeronaves próximas, além do serviço de alerta para casos emergenciais. Para otimizar a segurança do espaço aéreo durante a maior feira de defesa e segurança da América Latina, a estrutura chamada Rádio Riocentro foi montada pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e pelo Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC).

Os equipamentos como redes de informação, estação meteorológica, rádio VHF, geradores, sistemas elétricos e a antena telesat (que oferece linhas telefônicas, internet e até visualização radar) estão instalados desde sábado (01/04) para operar entre os dias 4 e 7 de abril.

A estrutura é preparada para eventos em que o número de aeronaves é grande e existe a necessidade de harmonizar os movimentos aéreos. “Na última edição da LAAD, em 2015, a Rádio Riocentro registrou 144 movimentos. Neste ano, nossa expectativa é de 160”, afirma o coordenador da operação, Major Especialista em Controle do Tráfego Aéreo Ubiraci da Silva Pereira. Cerca de 15 militares participam da operação.