AJUDA HUMANITÁRIA

Aeronave da FAB faz buscas a cargueiro desaparecido no Uruguai

Um KC130 voou ontem do Rio de Janeiro (RJ) diretamente para o local das buscas
Publicada em: 02/04/2017 10:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A aeronave KC130, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Rio de Janeiro na noite desse sábado (01/04) para realizar buscas à embarcação desaparecida em área marítima sob responsabilidade do Uruguai. O cargueiro de nome Stellar Daisy, com a tripulação composta por 16 filipinos e oito coreanos, desapareceu na tarde de sexta-feira (31/03) e, até o momento, apenas dois tripulantes foram resgatados por um navio que estava próximo ao local.

A aeronave da FAB decolou por volta das 23h e tem autonomia de voo para essa missão de cerca de 14 horas e 30 minutos. A tripulação é composta por duas equipes de 20 militares, sendo cada uma com dois pilotos, um mecânico de voo, dois mestres de caga, um rádio operador, e quatro observadores SAR (do ingês, Search And Rescue, busca e salvamento).

“O objetivo é auxiliar em voo, observando algum sobrevivente ou bote, para ver se o cargueiro é encontrado mais rapidamente", ressalta o oficial de Operações do 1º GTT, Major Bruno Rocha.

Caso seja localizada, a informação é repassada para as embarcações que estão fazendo as buscas no mar se dirigirem ao local e resgatarem os sobreviventes. O local do desaparecimento foi em uma área distante 2.740 Km da costa brasileira.

Saiba mais

O Mercante naufragou por volta de 12h de sexta-feira e fez o pedido de socorro ao MRCC do Uruguai; imediatamente foram deslocados quatro navios mercantes, próximo à área da ocorrência. Conforme Convenção Internacional sobre Busca e Salvamento Marítimos, os países signatários devem cooperar no auxílio às missões de busca sempre que solicitado pelo país responsável pela área. Após confirmação dos dados com o Uruguai, a Força Aérea Brasileira disponibilizou a aeronave KC130.