AJUDA HUMANITÁRIA

FAB continua auxiliando vítimas da enchente no Peru

Esquadrão Gordo retorna ao Brasil após 10 dias de missões
Publicada em: 01/04/2017 13:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Após dez dias auxiliando as vítimas das enchentes no Peru, a aeronave C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), retorna, neste sábado, ao Brasil. A tripulação, composta por 16 militares, cumpriu mais de 60 horas de missões humanitárias de transporte de pessoas, água, mantimentos e medicamentos.

“Foram dez dias operando junto com a Força Aérea Peruana, transportamos mais de 180 toneladas de materiais diversos e mais de 1100 passageiros. Estamos voltando com o sentimento de dever cumprido. A cada pouso observamos o olhar de gratidão dos passageiros e isso mostra para cada um dos tripulantes a importância do nosso trabalho aqui”, destacou o Capitão Gustavo Magaldi, um dos pilotos do esquadrão.

Na sexta-feira (31) à noite um C-130 do Esquadrão Cascavel (1º GTT) pousou em Lima transportando dez toneladas de barracas cedidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Já neste sábado (1º) essa aeronave começa a ser empregada nas missões de transporte de pessoas e materiais no país andino. O efetivo, também de 16 militares, deve permanecer no apoio às vítimas da enchente até o dia 8 de abril. A primeira missão será o transporte das barracas levadas do Brasil até uma cidade próxima a Lima.

Entenda - Após fortes chuvas, que causaram deslizamentos de terra e alagamentos, foram registradas 97 mortes. Mais de 124 mil moradores do Peru foram atingidos pelas enchentes e 1.200 pessoas estão desabrigadas. A FAB intensifica o apoio em cidades mais atingidas pelos temporais, como Tumbes, Chiclayo e Trujillo.