AJUDA HUMANITÁRIA

Avião da FAB transporta barracas para vítimas das enchentes no Peru

As tendas, no total de 75, servirão para acolher desabrigados no país
Publicada em: 30/03/2017 16:46
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

Uma aeronave C-130 Hércules do Esquadrão Cascavel (1º GTT), da Força Aérea Brasileira (FAB), decola nesta sexta-feira (31/03), às 13 horas, do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), rumo ao Aeroporto Internacional Jorge Chaves, em Callao, cidade localizada a 10 km de Lima (capital peruana). O avião vai transportar dez toneladas de barracas cedidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. A missão tem retorno previsto para o dia 8 de abril.

"É muito gratificante ajudar uma nação amiga e colocar em prática tudo que aprendemos", pontua o Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro, comandante do esquadrão. Segundo o oficial, dois agentes da Sedec e 16 tripulantes da FAB estarão embarcados na aeronave, que ficará a disposição do governo peruano.

No total serão encaminhadas 75 barracas. As tendas têm aproximadamente 25m² de área útil, possuem estruturas de fácil manejo e montagem, com piso e cobertura de PVC e armação em ferro galvanizado, características que possibilitam melhor atendimento em situações de desastres naturais. O auxílio é semelhante ao prestado às famílias afetadas pelo furacão Matthew, no Haiti, em outubro de 2016.

"Com essas barracas poderemos atender cerca de 900 pessoas", afirma Cesar da Silva Santana, coordenador do Departamento de Operação da Sedec. "Essa é uma missão integrada de ajuda humanitária. Sem a Força Aérea seria impossível realizá-la", complementa Santana, que vai acompanhar a entrega do material às autoridades peruanas.   

Esforço - Uma outra aeronave C-130 Hércules da FAB já está no Peru desde o dia 21 de março. Há mais de uma semana, o efetivo, composto por 16 militares do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), tem participado de várias missões humanitárias de transporte de pessoas, água, mantimentos e medicamentos. Veja balanço da atuação da FAB nos últimos dias.

Após fortes chuvas, que causaram deslizamentos e terra e alagamentos, já foram registradas 97 mortes. Mais de 124 mil moradores do Peru foram atingidos pelas enchentes e 1.200 pessoas estão desabrigadas. A FAB intensifica o apoio em cidades mais atingidas pelas temporais, como Tumbes, Chiclayo e Trujillo.