ESPAÇO AÉREO

Secretária-geral da ICAO destaca navegação aérea brasileira

Fang Liu faz visita inédita ao Brasil e a uma unidade da FAB
Publicada em: 29/03/2017 07:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

“O Brasil possui um sistema de navegação e vigilância únicos e que funcionam muito bem”. O elogio foi feito pela Secretária-Geral da International Civil Aviation Organization (ICAO), Fang Liu, que visitou, nesta segunda-feira (27/03), o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), situado em Brasília. A visita inédita ao Brasil e, também, a uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo ela, reforça a referência do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro para o mundo.

A visita foi acompanhada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, Chefe do CINDACTA 1, e Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Fang Liu conheceu a abrangência do CINDACTA 1, onde se concentra o maior volume de tráfego aéreo do Brasil. A unidade tem capacidade de gerenciar 2.500 planos de voo simultâneos. Os controladores da unidade também monitoram até 750 pistas radar ao mesmo tempo (conjunto de informações das aeronaves em voo - matrícula, velocidade e altitude).

Para o Brigadeiro Aquino, a secretária da ICAO deixa uma mensagem muito clara de que está construindo uma integração global nos serviços de navegação aérea e o Brasil, como maior país da América do Sul, tem a liderança nesse processo. “É muito importante nós nos alinharmos dentro desse modelo que está sendo construído. Tenho certeza de que o Brasil, juntamente com todos os países vizinhos, conseguirá construir uma atividade de navegação aérea muito mais forte e muito mais segura”, avalia.