CELEBRAÇÃO

Dia do especialista de Aeronáutica teve homenagens por todo o Brasil

As cerimônias militares foram marcadas pela imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão
Publicada em: 28/03/2017 12:03
Imprimir
Fonte: Unidades da FAB
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Unidades da FAB por todo o País realizaram, na sexta-feira (24/03), cerimônias militares em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica. A data, comemorada em 25 de março, marca a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941. A Escola está localizada em Guaratinguetá (SP).

As cerimônias tiveram como destaque a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida a militares e civis por destacados serviços prestados à Aeronáutica. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

 

Guaratinguetá (SP) - A EEAR comemorou o Dia do Especialista e Aniversário de 76 anos da unidade. A cerimônia foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Júnior e contou com a presença de autoridades Civis e Militares de Guaratinguetá. “A comemoração desta data representa o reconhecimento da importância da atuação dos Sargentos Especialistas da FAB como guardiões das engrenagens que nos fazem alçar voo”, afirmou o Brigadeiro Jayme.

Durante a solenidade, 33 militares (oficiais e graduados) da Escola foram agraciados com Medalhas Militares por Tempo de Serviço. Foi entregue ainda a Medalha Bartolomeu de Gusmão a sete militares da EEAR e um militar do Exército, pelos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira.

Além disso, o Brigadeiro Jayme entregou o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a duas personalidades civis da cidade, que colaboraram e ainda colaboram de forma profícua com a Organização Militar. Tiveram destaque também os militares que foram escolhidos pelo efetivo, em votação fechada, pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2016.

Após o término da cerimônia, aproximadamente três mil pessoas puderam assistir à demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça sobre o Campo de Futebol da EEAR.

 

Anápolis (GO) - A solenidade na Ala 2 contou com a participação de autoridades civis e militares da FAB e das Forças Auxiliares. O Sargento Gilmar Gumercino de Oliveira foi um dos agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. “Receber um reconhecimento desses, no final da minha carreira, é de grande valia, é saber que esses 26 anos de serviço e de dedicação, valeram à pena”, disse.

Ao final da cerimônia, presidida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Francisco Bento Antunes Neto, vários especialistas da reserva, que servem ou serviram na Base Aérea de Anápolis e Ala 2, formaram um grupamento para encerrar o desfile da tropa.

 

Canoas (RS) - A Ala 3 realizou a solenidade com a presença de aproximadamente 200 convidados entre autoridades militares e civis dos poderes executivo, legislativo e judiciário, e familiares dos militares que foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 3, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

 

Lagoa Santa (MG) - A Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GAer-BH) comemorou, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), o Dia do Especialista de Aeronáutica. A formatura foi presidida pelo Comandante do GAer-BH e do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe.

“Ser agraciado com a Medalha Bartolomeu de Gusmão é um momento de muita emoção e alegria não só para mim, mas também para meus familiares. Esta medalha representa o reconhecimento de 25 anos de serviços à Força Aérea Brasileira. Voar e fazer voar!”, disse o Sargento Davis Mattos Silvano, um dos agraciados.

 

São José dos Campos (SP) - O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) também comemorou o Dia do Especialista de Aeronáutica. Para o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, esse profissional detém muito conhecimento técnico e capacitação para desempenhar suas atividades. “O trabalho dos Especialistas acontece, em muito, de maneira anônima. Porém, sua atuação é imprescindível para a FAB, em especial para que o DCTA possa cumprir na íntegra sua missão institucional, e assim atingir a soberania aeroespacial”, afirmou.

 

Rio de Janeiro (RJ) - A solenidade foi presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e contou com a presença de autoridades das Forças Armadas e civis.

A Ordem do Dia do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, apontou a importância dos especialistas em prol do engrandecimento da Força Aérea Brasileira. “É dever do especialista assegurar a eficiência e eficácia de nossas ações para que tenhamos resultados cada vez mais expressivos e consonantes às demandas sociais, econômicas e tecnológicas de nosso tempo. Para isso, se faz necessário não apenas estar adequado às demandas do presente, mas principalmente pensar a frente na criação de novos processos, almejando o aperfeiçoamento contínuo”, destacou.

Foram agraciados quase 200 militares das Forças Armadas e civis. Um deles foi Sargento Especialista em Serviço de Guarda e Segurança Anderson de Azevedo Souza, que trabalha na FAB há 24 anos. “É uma emoção muito grande. Eu vejo como um reconhecimento da Força Aérea pelos meus serviços prestados e isso só me anima em dar tudo aquilo que posso pela FAB”, disse.

Graduados da Marinha, do Exército e civis também receberam a medalha. O Suboficial Fuzileiro Naval Rubens Mendes Passos Júnior, que serve no Esquadrão de Instrução em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, diz que a medalha é um reconhecimento pelo seu trabalho. “É uma satisfação imensa. Há uma interação entre aviação naval e a Aeronáutica e receber essa condecoração é de uma representatividade muito grande”, explicou.

 

Recife (PE) - Vinte e um militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, que foi entregue pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), pelo Diretor da Odontoclínica de Aeronáutica de Recife e pelo Diretor do Hospital de Aeronáutica de Recife.

 

Boa Vista (RR) - Na Ala 7, a formatura foi presidida pelo Comandante do Esquadrão Escorpião (1°/3° GAV), Tenente-Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, e contou com a presença de convidados e familiares dos militares agraciados.
 
Homenageado com a medalha, o Sargento José Edson Nascimento Rodrigues lembrou que o histórico da medalha em homenagem a um dos precursores da Aviação, o Padre Bartolomeu de Gusmão, ascendeu não só a sua atenção como, também, a vontade de um dia ostentá-la em seu peito. "Para mim ela significa a materialização daquilo que desempenho com tanto orgulho diariamente há 22 anos na Força Aérea Brasileira", avaliou.

 

Manaus (AM) - “Eu me sinto lisonjeada em representar o quadro feminino na FAB. Com perseverança e disciplina a gente pode conquistar o que almejamos”, disse a Sargento Lindalva Olimpio Dias, única mulher agraciada com a Medalha Bartolomeu de Gusmão em Manaus no ano de 2017.

A cerimônia militar teve a presença de autoridades civis e militares. A tropa formada pelas organizações da FAB sediadas em Manaus reuniu mais de 400 integrantes do efetivo das Unidades Operacionais e Administrativas.

  

São Paulo (SP) - O Dia do Especialista foi celebrado nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a 16 agraciados.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço.

 

Natal (RN) - A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. Foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão 15 graduados da FAB.

Após a solenidade, houve a premiação do Torneio de Futebol de Campo dos Especialistas, do qual participaram quatro equipes, formadas por militares da Ala 10, Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e unidades sediadas.

 

Porto Velho (RO) - Além da imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, a solenidade na Ala 6 contou com a entrega do Troféu de Campeão do Torneio de Futebol do Especialista. “Um competição esportiva como esta é muito importante para unir o efetivo, de uma forma saudável e descontraída”, afirmou o Sargento Jairo da Silva, treinador da equipe campeã do torneio.

Para o suboficial José Marcos Martins Cardoso, um dos agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, a imposição foi uma grande satisfação pessoal e profissional. “Em praticamente uma vida dedicada à profissão como especialista, sinto-me realmente orgulhoso em fazer parte do seleto grupo de militares que possuem tal distinção”, disse.

 

Campo Grande (MS) - Dez militares receberam o diploma com a menção de Destaque Logístico, que homenageia aqueles que realizaram ações de melhorias em atividades logísticas dentro da Organização Militar. A Medalha Bartolomeu de Gusmão também foi entregue a militares e civis da Guarnição.