GESTÃO

Secretaria de Economia, Finanças e Administração realiza 1º Encontro de Gestores

Objetivo foi padronizar procedimentos após reestrututação
Publicada em: 27/03/2017 11:21
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Fonte: III COMAR, por Ten Myrian Aguiar
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) realizou, nos dias 22, 23 e 24 de março, no Rio de Janeiro, o 1º Encontro entre gestores que executam a despesa da FAB. Devido à reestruturação da FAB, a SEFA passa a ser uma Secretaria gestora de demandas não somente no âmbito de economia e finanças, mas administrativo de maneira geral.

O objetivo do evento, segundo o Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, foi discutir, normatizar, trocar experiências e alinhar efetivamente a gestão da execução orçamentária do Comando da Aeronáutica. “A Secretaria de Economia e Finanças expandiu suas atribuições, nos dividimos em duas Diretorias, a Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF) e a Diretora de Administração da Aeronáutica (DIRAD). Esse encontro vem perpetuar os nossos objetivos, para que possamos traçar um único rumo e atingir as metas para as quais o Comando da Aeronáutica nos designou”, afirmou o oficial-general.

Participaram da reunião chefes dos Grupamentos de Apoio, Prefeitos de Aeronáutica e Subdiretores, que discutiram as metas de cada setor, governança e gestão de recursos humanos, entre outros.

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A DIREF absorveu funções da antiga SEFA, como as atividades orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, além de ser responsável pela orientação das atividades referentes aos contratos, convênios e operações de crédito.

“Nossa meta é conseguir diminuir ao máximo nosso contingenciamento para que possamos reduzir o impacto e controlar as despesas. Conseguir fazer distribuição oportuna de todos os recursos. Manter a normatização dos contratos e convênios, para preservar a capacidade de correção contábil, reconhecida, hoje, no cenário nacional”, ressaltou o Diretor da DIREF, Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

A DIRAD tem como finalidade supervisionar e realizar, por meio das unidades da sua estrutura, as atividades relacionadas à gestão de apoio administrativo e gestão de moradia, além de prover material de intendência, pagamento de pessoal, subsistência, apoio assistencial e social, entre outros.

“A Meta da DIRAD é dar maior qualidade na administração. Nós esperamos ter uma redução dos gastos e também teremos um grande ganho que será nas compras de maior volume, barateando custos”, disse o Diretor da DIRAD, Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Guargalhone Corrêa.

Ainda na estrutura da DIRAD, existe o Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP). “A finalidade do CEAP é cuidar das atividades relacionadas com as áreas da gestão de apoio administrativo, através dos Grupamentos de Apoio (GAP), e a gestão dos Próprios Nacionais Residenciais (PNR), através das Prefeituras de Aeronáutica, de maneira única e padronizada”, sintetizou o Chefe do CEAP, Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins.