SAÚDE

FAB realiza mais de 300 atendimentos em ação binacional na fronteira com a Colômbia

Militares do Hospital de Aeronáutica de Manaus realizaram os atendimentos em conjunto com integrantes de outras Forças
Publicada em: 24/03/2017 10:00
Imprimir
Fonte: Ala 8, por Ten Lorena Molter
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Militares da Força Aérea realizaram 298 atendimentos médicos e 64 procedimentos odontológicos em uma Ação Cívico-Social (ACISO) binacional feita em parceria com as Forças Armadas da Colômbia. A missão aconteceu nos dias 17 e 18 de março.

No primeiro dia, as consultas ocorreram no Brasil, no município de Tabatinga, distante 1.108 km de Manaus (AM). No segundo, as equipes atenderam na Colômbia, em Leticia - a 1.082 km de Bogotá e vizinha da cidade brasileira.

A equipe de dez militares do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) era composta por médicos, enfermeiro, dentista e dois auxiliares técnicos. Os atendimentos da Força Aérea ocorreram em especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria, além de odontologia.

“A fronteira Tabatinga-Leticia praticamente inexiste, ou seja, são dois povos que convivem entre si e possuem as mesmas necessidades e dificuldades, devido ao fator geográfico e ao isolamento que a selva proporciona. Realizar uma missão de saúde nessa localidade é dar acesso aos povos brasileiro e colombiano a serviços médicos especializados, explicou o Tenente Médico Fábio Teixeira, um dos oficiais da FAB que participou da iniciativa. "Além disso, é uma oportunidade de integrar a Marinha, o Exército e a Força Aérea que, nesta ocasião, ainda foi enriquecida com a presença das Forças Armadas colombianas”, completou.