FUMAÇA

Demonstradores e organizadores de show aéreo se reúnem em Pirassununga

Próxima reunião deve acontecer no dia 30 de março
Publicada em: 27/03/2017 11:59
Imprimir
Fonte: EDA, por Ten Flávia Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Sigaud

Primeira reunião com demonstradores e organizadores de Show AéreoEm busca de fomentar a potencialidade do país na área de eventos e shows aéreos, a Esquadrilha da Fumaça, em parceria com diversos setores, promoveu a primeira reunião com demonstradores e organizadores de show aéreo no dia 17 de março, no hangar do Esquadrão, em Pirassununga (SP). O encontro dá continuidade às primeiras atividades feitas pela Fumaça voltadas para esse fim ocorridas na ASA BRASIL - 1ª Convenção para Agenda de Show Aéreo Brasileira, evento realizado no final de 2016.

O grupo pretende se reunir novamente no dia 30 de março, às 14h30, na sala de reuniões no IBAS, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro deve contar com integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para discutir as principais demandas do setor. A 2ª ASA BRASIL tem previsão de acontecer em novembro de 2017 e será realizada, novamente, pela Esquadrilha da Fumaça.

Entre os temas tratados na reunião do dia 17, destacam-se a criação de uma autoridade reguladora de show aéreo no Brasil e a regulamentação para aeronaves experimentais com fins comerciais. Há também a intenção de se buscar uma aproximação com o sistema empregado nos Estados Unidos, gerenciado pelo ICAS (International Council of Air Shows), para que se possam estabelecer as práticas necessárias para execução de show aéreo no Brasil, desde qualificação de pilotos até normas para organização de eventos.

Além da Fumaça, a reunião contou com a presença de representantes de alguns expoentes do Show Aéreo, como o Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competição Aérea (CBA), a Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (ACRO), a Esquadrilha Céu, a Confederação de Aerodesporto Brasileiro (CAB), a Esquadrilha Extreme e a International Brazil Air Shows (IBAS).