AJUDA HUMANITÁRIA

Aeronave da FAB atenderá cidades atingidas pelas fortes chuvas

Três saídas diárias estão previstas para cidades afetadas pelas enchentes
Publicada em: 21/03/2017 16:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

“A intenção é que o governo brasileiro, através da Força Aérea Brasileira (FAB), possa ajudar da melhor forma possível essa nação amiga”. A declaração é do Coronel Carlos Alberto Tavares Pereira, Adido Aeronáutico no Peru, que tem auxiliado nos diálogos com o governo peruano para oferecer ajuda, depois que mais de 800 municípios declararam estado de emergência devido a fortes chuvas e alagamentos no país. Um C-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), com 14 militares, pousa, ainda nesta terça-feira (21/3), na capital Lima.

A previsão é que a aeronave da FAB faça, em média, três saídas diárias para as cidades de Piura, Chiclayo, Trujillo, situadas na região norte do Peru, áreas mais afetadas do país. Segundo o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN), já foram confirmadas 75 mortes e 100 mil pessoas desabrigadas. Mais de 630 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas provocadas pelo fenômeno “El Niño costero”, que provocou transbordamento de rios e alagamentos.

Ainda de acordo com o Coronel Carlos Alberto, militares das Forças Armadas e a Polícia Nacional foram mobilizados para apoiar as equipes de trabalho nas zonas mais afetadas. “A aeronave brasileira ficara até o dia 27 de março no Peru auxiliando nos trabalhos de transporte de material e pessoal”, acrescenta.