DIA DA MULHER

Mulheres no Comando

Pela primeira vez na história da FAB, uma mulher passou o comando de uma unidade para outra mulher
Publicada em: 08/03/2017 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Ten João Elias

O dia dois de fevereiro de 2017 ficou marcado como a data de mais uma conquista das mulheres na Força Aérea Brasileira (FAB). Pela primeira vez na história da instituição, uma mulher passou o comando de uma unidade para outra mulher.

A Coronel Médica Carla Lyrio Martins, primeira mulher a dirigir uma organização militar na FAB, passou o cargo de diretora da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), no Rio de Janeiro, para a Coronel Médica Eliane de Melo Perez.

“É uma honra participar desse momento em que se realiza a primeira passagem de direção entre duas mulheres; a CGABEG é um orgulho para a Força e para o Sistema de Saúde, e a Coronel Carla conseguiu, com competência e eficiência, elevar a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou o Major-Brigadeiro Médico Armando Celente Soares, Diretor de Saúde da Aeronáutica, que presidiu o ato de passagem durante a cerimônia de transmissão de cargo.

A Coronel Carla permaneceu dois anos no comando da casa gerontológica. “Idosos serão um grande desafio para a sociedade e é muito importante ter espaços como a CGABEG para garantir o bem estar dessas pessoas”, afirmou a Coronel que foi designada para o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

A nova diretora ingressou na FAB em 1990 e foi promovida ao atual posto em agosto de 2014. Médica especialista em Anestesiologia com Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial Avançado na Gestão de Serviços de Saúde, além de integrar o corpo clínico do Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP) e do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), dedicou-se por 10 anos ao HFAG. “Espero continuar o excelente trabalho da gestão anterior e me sinto realizada e estimulada ao receber este novo desafio em minha carreira”, declarou.

Mulheres no comando

Atualmente na FAB três mulheres são comandantes de unidades. Além da Coronel Eliane na CGABEG, a Coronel dentista Glauce Amaral Pinto Rubim tornou-se diretora da Odontoclínica de Aeronáutica Santos Dumont (OASD), também em fevereiro. E no ano passado, a Coronel Médica Katia Mello e Alvim assumiu a direção do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE).