PALESTRA

Presidente do STF, Ministra Cármen Lúcia realiza aula inaugural na AFA

A Ministra falou sobre Justiça e Cidadania e afirmou que é dever de todos fazer valer a Constituição
Publicada em: 03/03/2017 17:01
Imprimir
Fonte: AFA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A Academia da Força Aérea recebeu nesta sexta-feira, 03 de março, a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia. A magistrada foi a responsável por proferir a Aula Inaugural aos cadetes do curso de aviação, intendência e infantaria. A palestra abordou o tema Justiça e Cidadania.

Carregando a Constituição, hábito que afirmou ter desde a época da faculdade, a Presidente do STF afirmou diversas vezes que é dever de todos fazer valer a Constituição. “É papel de nós juízes, mas não apenas nosso. Essa ideia de que o cumprimento é que vai fazer com que nós tenhamos um Brasil justo é responsabilidade de cada um de nós”.

A apresentação contou ainda com um espaço para debate, momento em que os cadetes perguntaram sobre como o Supremo espera a atuação dos militares: “Nós temos preservado rigorosamente, todas as vezes que fomos acionados, que as Forças Armadas mantenham-se dentro de suas atribuições institucionais”, ressaltou a Ministra.

Pela primeira vez na Academia da Força Aérea, a Presidente do STF disse que recebeu o convite como uma honra. “Para mim é uma realização poder conhecer as instituições brasileiras melhor. Acredito que o juiz seja um melhor juiz quando ele conhece as instituições, mais ainda as estatais, como é o caso”, disse.

Para a Ministra Cármen Lúcia, deve existir uma preocupação com os valores éticos, republicanos e democráticos durante a formação dos futuros líderes da Força Aérea Brasileira. “Os valores éticos por serem compromissos do cidadão com o outro; os valores republicanos porque o Brasil é uma República e qualquer um de nós, no espaço civil ou militar, tem os seus compromissos a partir de princípios constitucionais; e os valores democráticos porque a vida na sociedade impõe a liberdade como a melhor forma de convivência. Acho que isso se aprende em uma instituição como esta", explica a Ministra.

“Esta é a primeira escola de formação que ela visita. O conhecimento, a experiência que ela tem, o cargo que ela exerce, nos engrandece. A palestra foi uma lição para todos nós”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. A importância da palestra foi reconhecida pelos cadetes. “Uma pessoa tão importante e com responsabilidades imensas vir palestrar na Aula Inaugural agrega na nossa formação através do exemplo, e com o seu comprometimento em construir um Brasil melhor e que espera o mesmo empenho da nossa parte”, concluiu o Cadete Rafael César da Costa.