CELEBRAÇÃO

Cerimônias militares marcam aniversários de esquadrões da FAB

Phoenix comemorou 35º aniversário e Flecha chegou aos 13 anos
Publicada em: 13/02/2017 14:26
Imprimir
Fonte: Alas 3 e 5
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

As boas-vindas ao Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV) ocorreram na quinta-feira (09/02), no Quartel General da ALA 3, em Canoas (RS), com a cerimônia de apresentação e comemoração do 35º aniversário da unidade aérea.

A solenidade iniciou com o sobrevoo da aeronave P-95 Bandeirulha, pilotada pelo Comandante do Esquadrão Phoenix, Tenente-Coronel Aviador Marcus Vinícius Venâncio da Penha e pelo Oficial de Operações, Major Aviador Dayve Moraes Piva.

Após o corte dos motores e entrada em forma junto à tropa, o Tenente-Coronel Venâncio apresentou, oficialmente, o Esquadrão ao Comandante da ALA 3, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, em virtude de sua transferência de sede para a cidade de Canoas. O Esquadrão Phoenix despediu-se da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em dezembro de 2016.

Os 53 integrantes do efetivo do 2º/7º GAV receberam as boas-vindas durante a cerimônia. No evento, o Esquadrão Phoenix comemorou, também, seu 35º aniversário.

“Constituiremos um ambiente perfeito para que a Ala 3 combata, transporte e patrulhe de maneira segura em prol da defesa da pátria e da integração nacional”, disse o Comandante do esquadrão em seu discurso.

Ao parabenizar o 2º/7º GAV, o Comandante da Ala 3 destacou a importância do efetivo no trabalho da unidade. “Quem fez o Phoenix chegar aos dias de hoje admirado e respeitado foram os homens e mulheres que navegam horas a fio na imensidão do oceano territorial brasileiro, cumprindo tarefas de interdição do campo de batalha, exploração da informação e sustentação ao combate”, disse.


Na Ala 5, em Campo Grande (MS), o Esquadrão Flecha (3º/3º GAV) foi homenageado pelo seu 13º aniversário em solenidade militar realizada na sexta-feira (10/02).

Durante o evento, foram entregues os distintivos de 15, 10 e 5 anos de serviço em Unidade de Caça aos militares que faziam jus às referidas distinções. Também foi realizada a entrega do prêmio Destaque SIPAER aos militares que se destacaram na promoção da Segurança de Voo no ano de 2016, além dos prêmios de Graduado e Praça Padrão.

A cerimônia foi encerrada com o desfile militar em continência ao Comandante do 3°/3° GAV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes. “O caçula dentre os esquadrões de caça da Força Aérea Brasileira, em pouco tempo, mostrou-se uma das mais operacionais e profissionais unidades de combate, haja vista suas marcantes atuações na defesa do espaço aéreo brasileiro, executando históricas missões reais, ou o exemplar cumprimento da nobre tarefa de formar os novos líderes da aviação de combate”, ressaltou o Comandante do esquadrão.