SEGURANÇA PÚBLICA

Forças Armadas realizam mais de 3,8 mil operações no RN

Ações fizeram parte da Operação Potiguar II
Publicada em: 09/02/2017 14:40
Imprimir
Fonte: Ala 10, por Ten Juliana Lopes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Ao longo de 16 dias, entre 20 de janeiro e 4 de fevereiro, militares da Força Aérea, Marinha e Exército participaram da "Operação Potiguar II", de garantia da lei e da ordem em Natal (RN) e região metropolitana.

Ao todo, mais de 3.800 operações de segurança foram realizadas. Entre elas, mais de 2.600 patrulhamentos a pé, motorizados, aéreos e fluviais; quase 850 pontos estáticos e de segurança; 64 bloqueios de estradas e controle de vias urbanas; 54 ações de reconhecimento; além de apoio às ações dos órgãos estaduais de segurança pública.

Na segunda-feira (06/02), o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve em Natal para uma apresentação dos resultados da Operação Potiguar II, seguida de entrevista coletiva à imprensa. O Ministro considerou o resultado da operação positivo e reafirmou que as Forças Armadas estarão sempre prontas a atuar.

"Consideramos nossa missão cumprida aqui em Natal. A nossa resposta sempre será essa. Quando a criminalidade nos desafiar, vamos estar sempre presentes. O Ministério da Defesa e as Forças Armadas continuam à disposição", finalizou.

Garantia da Lei e da Ordem - A Operação Potiguar II teve início no dia 20 de janeiro e terminou no dia 4 de fevereiro, após solicitação de prorrogação do Governador do Rio Grande do Norte ao Presidente da República. A operação de garantia da lei e da ordem foi motivada por casos de vandalismo relacionados à crise no sistema prisional do RN, cuja primeira ocorrência aconteceu no dia 14 de janeiro, nas ruas de Natal e região metropolitana.

A "Força Tarefa Guararapes", ativada para a operação, foi composta por cerca de 1.850 militares das três Forças, oriundos de diversos estados do Nordeste. Da Força Aérea foram enviados militares de Salvador e Recife, além do contingente do 22° Batalhão de Infantaria da Ala 10.

Veja aqui o vídeo sobre a Operação Potiguar II: