OPERACIONAL

Curso Teórico da Aeronave C-105 Amazonas é realizado em Campo Grande (MS)

Turma composta por 20 alunos receberá instrução sobre os variados sistemas operativos que compõem o avião
Publicada em: 11/02/2017 09:00
Imprimir
Fonte: 1°/15° GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

curso_teorico_c105_campogrande_2017_02O Esquadrão Onça (1º/15º GAV), sediado em Campo Grande (MS), realiza durante o mês de fevereiro o Curso Teórico da Aeronave C-105 Amazonas de 2017. O objetivo é que os alunos, ao final do curso, sejam empregados como tripulantes, ou como membros de equipe de manutenção, com eficácia e segurança, dentro dos mais diversos cenários e tipos de missões aéreas.

Com carga horária aproximada de 88 horas, o curso apresenta instrução sobre os variados sistemas operativos que compõem a aeronave. O treinamento é composto de uma fase básica, comum a todos (pilotos e mantenedores), e de uma etapa de especialização, com instruções específicas da atividade-fim que exercerão.

A turma é composta por 20 alunos dentre pilotos do Esquadrão Onça e do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), assim como oficiais, suboficiais e sargentos dos Esquadrões Onça e Flecha, e do Grupo Logístico (GLOG) da ALA 5, que atuarão na função de mantenedores desse tipo de avião.

curso_teorico_c105_campogrande_2017_05De forma conjunta, o corpo de instrutores é formado por militares dos Esquadrões Onça e Pelicano.

Esta é a 10ª edição do curso em Campo Grande. Para o Tenente Aviador Tales Pimenta, um dos alunos, essa é uma oportunidade importante para a elevação técnico-profissional.

"É uma excelente oportunidade para o aprimoramento operacional além de ser um motivante desafio, em virtude da complexidade dos sistemas da aeronave“, ressalta.

O C-105 é um avião turboélice com capacidade para transportar passageiros, cargas, tropas paraquedistas e atuar em missões de busca e salvamento.