INCÊNDIO NO CHILE

Em três dias de missão, FAB já realizou 21 missões de combate a incêndio

Até o momento, já foram lançados quase 240 mil litros de água
Publicada em: 02/02/2017 15:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia


Desde a última segunda-feira (30/1), um avião C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira está no Chile para atuar no combate ao incêndio florestal que acomete o país, levando a presidente, Michelle Bachelet, a decretar estado de emergência.

Até quarta-feira (01/02), foram 21 missões, cada uma lançando 11.400 litros de água – o que dá em torno de 239 mil litros de água. Segundo o comandante do esquadrão envolvido na ajuda, o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro, a atividade segue durante esta quinta-feira (02/02).

Além do fato de os focos de incêndio estarem próximos a áreas habitadas, a tripulação encontra outras dificuldades. “A região onde estamos atuando possui muitos montes e pássaros, além disso, a fumaça está bastante densa. Como operamos em locais próximos a residências, o lançamento necessita de precisão apurada”, afirma o piloto.

A aeronave que atua no Chile está equipada com um módulo aerotransportável de combate a incêndio em voo, que realiza o lançamento dos 11.400 litros de água por meio de pressão pneumática.

Ouça, abaixo, mais informações sobre a cooperação da Força Aérea Brasileira nos incêndios florestais do Chile.