VESTIBULAR 2017

Instituto Tecnológico de Aeronáutica divulga lista de candidatos aprovados

Candidatos devem se apresentar no ITA no domingo (22/01) às 10h
Publicada em: 30/12/2016 10:00
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Raquel Piani
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), publicou nesta sexta-feira (30/12) a lista dos 110 candidatos aprovados na primeira etapa do vestibular 2017.

Os candidatos convocados em primeira chamada deverão se apresentar no ITA no domingo (22/01/2017) às 10h. A ausência não justificada implicará na eliminação do candidato do referido concurso. Os candidatos passarão ainda por exame médico, que será realizado a partir da segunda-feira (23/01).

Dos 110 candidatos da primeira chamada, 11 são mulheres e 99 homens. O número, mantendo a média de 10% dos últimos dois anos. A maior parte dos aprovados prestou a prova em São José dos Campos – SP (35), seguido dos que a realizaram em Fortaleza – CE (33).

Neste vestibular a nota de corte foi de 68,5, sendo que no anterior foi de 69,4. Caso ocorra, a segunda convocação está prevista para ser divulgada em 23 de janeiro. Veja as estatísticas completas aqui.

A concorrência nesta edição do certame foi similar ao do ano anterior. Mais de 12 mil candidatos se inscreveram. A concorrência foi de 113 candidatos por vaga. O índice de abstenção nas provas, aplicadas entre os dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro nas 23 cidades brasileiras, foi de 36%.

Saiba mais - O ITA oferece seis cursos de engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. A duração de cada um é de cinco anos, sendo que os dois primeiros são comuns a todas as especialidades.

Quem opta pela carreira militar é nomeado Primeiro-Tenente no dia da formatura e passa a atuar nas diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), podendo chegar ao posto de Major-Brigadeiro. Independentemente da opção, são asseguradas aos alunos do ITA alimentação gratuita e moradia a valor módico no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Assista ao vídeo institucional: