REAPARELHAMENTO

F-5M do Primeiro Grupo de Aviação de Caça ganha adesivagem comemorativa

Aeronave modernizada completou 10 anos de atividade na unidade aérea
Publicada em: 14/12/2016 10:00
Imprimir
Fonte: 1° GAVCA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Os caças F-5M Tiger do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) completaram, em 2016, dez anos de operação na unidade aérea após passarem por uma modernização. Em celebração à data, uma adesivagem especial foi feita na cauda das aeronaves. A arte leva os símbolos que identificam o avião e a unidade aérea: o tigre e as bolachas do Esquadrão Jambock (1º/1º GAVCA) e do Esquadrão Pif-Paf (2º/1º GAVCA). Além disso, possui também as cores da bandeira do Brasil, representando o foco da missão da Força Aérea Brasileira.

“O F-5 modernizado representou um salto para um novo horizonte de possibilidades na Aviação de Caça. Após dez anos, esse salto se tornou uma transição mais tranquila e normal para os novos pilotos provenientes das unidades de A-29 Super Tucano. Até a chegada dos novos vetores, os Gripens, os F-5M permanecerão sendo a ponta da lança da FAB, sempre prontos para responder à altura qualquer necessidade de defesa dos céus do nosso Brasil”, explica o Comandante do 1º GAVCA, Tenente-Coronel Rubens Gonçalves.

Em outubro de 2006, o 1º Grupo de Aviação de Caça recebeu seu primeiro F-5M. A aeronave, que já operava no País desde 1975, passou por uma modernização e atualização de seus equipamentos. Recebeu o Radar Griffo, Sistema de Enlace de Dados com criptografia (DATA-LINK), Sistema de Contramedidas Eletrônicas (RWR, Chaff e Flare), Mira Montada no Capacete (HMD - Helmet Mounted Display), atualização do armamento com o binômio DERBY (Míssil ativo com Guiamento RADAR) e Python IV (Míssil ativo com Guiamento Infravermelho). “Os avanços tecnológicos inseriram a FAB na era do combate além do alcance visual (BVR - Beyond Visual Range)”, afirma o militar.

O Grupo de Caça vem aperfeiçoando a doutrina e as táticas de combate na aeronave. A unidade aérea participou de exercícios operacionais internacionais como Red-Flag, Cruzex e Salitre. Esse ano, os caças F-5M foram empregados na defesa aérea do País durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, onde completaram 20 mil horas de voo no 1º GAVCA.