CARREIRA

Os militares concluíram o curso nesta sexta-feira (02/12)

Os novos oficiais da FAB atuarão em várias Organizações Militares pelo país
Publicada em: 02/12/2016 13:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) formou nesta sexta-feira (02/12), em Belo Horizonte (MG), 169 novos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Os militares pertencem a três cursos de formação: 124 do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF), 40 do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) e cinco do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS).

A solenidade foi presidida pelo Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA) Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo e pelo Vice-Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

Em mensagem enviada às turmas Exodus (CFOE), Olímpia (EAOF) e Platinum (EAS) o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, destacou o início de uma nova etapa dos oficiais. "A experiência pregressa aliada aos ensinamentos emanados por este Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica serão os ingredientes necessários para alavancar suas carreiras aos patamares que nos inspiram elevada admiração. De agora em diante as suas atitudes é que servirão de exemplo a muitos. Desse modo, conduzam suas ações com firmeza , mas com humildade e honestidade de propósitos".

 
A entrega das espadas durante a cerimônia marcou a nomeação dos novos oficiais. Os segundos tenentes Bruno Lima de Araújo especialista em Fotografia da turma Exodus e José Augusto de Jesus Alves, especialista da Aeronáutica de Manutenção da turma Olímpia, receberam as placas de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. O prêmio é concedido aos primeiros colocados nas Escolas de Formação de Oficiais e nos cursos de Formação de sargentos das Forças Armadas. “Foram madrugadas de estudo e dedicação. Valeu muito a pena”, ressata José Augusto que servirá na Base Aére de Porto Velho (BAPV).

Os oficiais citados acima e a primeira colocada da turma Platinum, Aspirante Médica Flávia Emy Onaga Rezende de Souza, receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira, que é concedido aos cadetes e alunos brasileiros, primeiros colocados na classificação geral dos cursos de formação ou adaptação de oficiais e sargentos do Comando da Aeronáutica. “ Escolhi a FAB, pois acredito na Instituição e na qualidade do serviço. É muito orgulho representar minha turma”, contou a Aspirante.

Comemoração em dose dupla
Os segundos tenentes Bárbara Pacheco Lins e Angelo Vaine Honório só tem a comemorar. O casal se formou junto nesta sexta-feira. Ela no Curso de Formação de Oficiais Especialistas e ele no Estágio de Adaptação ao Oficialato. Ao acompanhar a esposa, que iniciou o curso de formação primeiro, o oficial aprimorou os estudos e ingressou no EAOF. "Hoje estamos realizando um sonho. Dar continuidade em nossas carreiras. Sempre apoiei a Bárbara e ela sempre me deu força para não desistir", conta o oficial.
Os novos oficiais exercerão suas especialidades nas Organizações Militares da FAB pelo país.

CIAAR – O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) é uma das instituições especializada na formação de oficiais para a Força Aérea Brasileira, sediada em Belo Horizonte (MG). Prepara civis formados em diversas áreas de conhecimento para integrar a FAB. Ministra ainda o curso de Oficiais Especialistas da Aeronáutica e o Estágio de Adaptação ao Oficialato, que preparam graduados da FAB para o oficialato. O CIAAR já formou cerca de nove mil oficiais.