FINANCIAMENTO

Aeronáutica debate soluções para exportação e importação dos projetos de defesa

Evento reúne órgãos governamentais, agências financiadoras, fabricantes e bancos nacionais e internacionais em Brasília (DF)
Publicada em: 29/11/2016 07:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O "I Encontro Internacional sobre Financiamento a Projetos de Defesa”, promovido pelo Comando da Aeronáutica, vai reunir cerca de cem profissionais da área de operações de crédito internacionais de órgãos governamentais federais brasileiros, agências fomentadoras de exportação, financiadoras, fabricantes da base industrial de defesa e bancos. O evento que se inicia nesta terça-feira (29/11) e vai até quinta-feira (01/12), em Brasília (DF), tem por objetivo apresentar novas abordagens para o financiamento de importações e exportações para projetos de defesa.

“Consideramos a necessidade de provocar a interação entre os principais atores envolvidos na estruturação de operações de crédito, além de fomentar a difusão de novas ideias e perspectivas nos planos nacional e internacional. Por fim, valorizar a importância das operações de financiamento no fomento às indústrias nacionais de produtos de Defesa”, afirma o Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, Subsecretário de Contratos e Convênios da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA).

O órgão do Comando da Aeronáutica que organiza o encontro acumula experiência de ter estruturado operações de crédito para os projetos F-X2 (Gripen) e HX-BR (H-36 Caracal/EC-725), entre outros. Essas experiências em operações de crédito também serão apresentadas no primeiro dia de palestras.

Os três dias do encontro envolvem palestras sobre aspectos jurídicos, modalidades de financiamento, atuação das agências de fomento, projetos de defesa, ações de promoção à exportação e a investimentos. As perspectivas do cenário macroeconômico, a alocação de recursos e os incentivos da base industrial de defesa também figuram entre os temas.

Estão confirmadas as presenças de palestrantes dos setores público e privado, entre eles: Ministério da Defesa, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores (ABGF), Banco Société Générale, Banco BNP Paribas, Banco Santander, Banco SEB, Banco Crédit Agricole (CACIB), Câmara de Comércio do Brasil na Suécia e as empresas SAAB e Embraer.

Veja aqui programação completa: