ESPORTE

Três militares da FAB integram seleção de futebol das Forças Armadas

Jogadores disputam a Copa do Mundo Militar de Futebol na cidade de Muscat, em Oman
Publicada em: 27/11/2016 08:00
Imprimir
Fonte: CDA, BASV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Flavio Nishimori

futTrês militares da Força Aérea Brasileira (FAB) estão no grupo que representará as Forças Armadas na "CISM World Football Cup", a Copa do Mundo Militar de Futebol. O torneio, organizado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), será disputado entre os dia 13 e 29 de janeiro de 2017, na cidade de Muscat, em Oman.

Um dos destaques do time, que deve agregar sua experiência à seleção brasileira, é o Sargento Luciano Portela. O zagueiro, do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), traz em sua bagagem passagens como jogador profissional pelos times do Fortaleza, Ceará, Náutico e Cruzeiro. Esta será a sua sexta participação em uma edição de Copa do Mundo Militar.

"Sinto-me realizado e feliz por representar nosso país. Meu desejo é encerrar minha trajetória como atleta conquistando um título inédito para o nosso país: o de Campeão Mundial Militar. Estamos trabalhando para isso”, ressalta o sargento Portela.

Os outros militares da FAB convocados para a Seleção são o Cabo Jhonatan Ferreira, do efetivo do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, e o Sargento Roberto de Sá, do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Galeão.

A seleção brasileira realiza seus treinamentos na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Já foram definidos os grupos para a primeira fase da competição e o Brasil terá como adversários a Alemanha, a Argélia, o Irã e a Polônia. Os demais participantes são Bahrain, Canadá, Egito, EUA, França, Guiné, Iraque, Mali, Oman, Qatar e Síria. 

Outros destaques

Corrida de Orientação - O soldado Daniel Santos da Conceição garantiu a primeira colocação na 5ª Etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Orientação. A competição foi realizada no dia 20 de novembro em Feira de Santana. As crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP), apoiadas pela Base Aérea de Salvador (BASV), mais uma vez, se destacaram no evento. “Sempre sinto muito nervosismo, mas desta vez senti um pouco mais, diante da dificuldade, já que tinha mais gente competindo”, conta Suzane Brito, vencedora em sua categoria. Participaram do torneio 307 atletas. 

Badminton – Os sargentos da FAB também foram destaque no 2º Campeonato Brasileiro de Badminton, entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de Novo Hamburgo (RS). Na categoria simples feminino a primeira colocação ficou com a sargento Lohaynny Vicente. Na dupla masculina a vitória ficou com os sargentos Hugo Arthuso e Daniel Paiola. Já na dupla feminina as campeãs foram Lohaynny Vicente e Fabiana da Silva. Na dupla mista conquistaram o lugar mais alto do pódio os sargentos Lohaynny Vicente e Alex Tjong.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), reuniu 236 atletas com disputas em cinco categorias.