MEMÓRIA

Inventor brasileiro é homenageado por cidade onde construiu e voou os modelos Demoiselle

Santos Dumont viveu na comunidade de Bois d´Arcy, a 30 km de Paris, entre 1907 e 1910
Publicada em: 21/11/2016 14:50
Imprimir
Fonte: Adidância de Defesa e de Aeronáutica na França
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Um busto em homenagem a Alberto Santos Dumont foi inaugurado na última semana (15/11) na comunidade de Bois d´Arcy, cerca de 30km de Paris, na França. O inventor brasileiro viveu na região entre 1907 e 1910, quando construiu sua série de monoplanos Demoiselle.

"É um ato que marca a amizade entre o Brasil e a França e mostra que os conhecimentos técnicos foram compartilhados desde cedo entre os dois países", disse o Embaixador do Brasil na França, Paulo César Campos, durante a cerimônia que reuniu integrantes do corpo diplomático brasileiro e adidos militares.

A prefeitura local expôs dois modelos inventados por Santos-Dumont, o B14 e o Demoiselle, entre os dias 15 a 19 de novembro.

Segundo registros históricos, em 1907, Auguste Laureau, o prefeito de Bois d´Arcy à época, forneceu a Santos Dumont o terreno em que ele construiu um galpão para trabalhar em seus projetos. Foi também, a partir dali, que voou em setembro de 1909, para alçar o voo de oito minutos a bordo de um Demoiselle entre Bois d´Arcy e Buc.

Leia mais sobre o empreendedor brasileiro na revista Aerovisão.