SAÚDE

Base Aérea de Florianópolis realiza Ação Cívico-Social para estudantes

ACISO levará serviços de oftalmologia para alunos do bairro Tapera
Publicada em: 17/11/2016 14:30
Imprimir
Fonte: BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Treinamento com professores 02A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realiza, no próximo sábado (19/11),  Dia da Bandeira, uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Escola Tenente Almachio, localizada no bairro Tapera. Os atendimentos iniciam-se às 13h e se estendem até 17h.

A ação, organizada pela BAFL em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), prevê levar serviços de oftalmologia para os estudantes de diversas escolas da comunidade. Após triagem, os alunos serão encaminhados para atendimento especializado na BAFL.

A escolha do serviço de oftalmologia para esse ACISO tem como objetivo ajudar no rendimento escolar das crianças. De acordo com o MEC (Ministério da Educação e Cultura), a maioria dos casos de abandono escolar são provocados, inicialmente, por problemas de visão nas crianças. 

Para que a ação consiga detectar e atender às demandas em larga escala, foi realizado, na quinta-feira (17/11), um treinamento para capacitar professoras da escola a realizarem o teste de acuidade visual nas crianças. Elas também serão multiplicadoras junto às demais docentes da rede pública do bairro.

“Esse tipo de ação é muito valorosa para as famílias dos bairros com maior fragilidade social. Identificar possíveis deficiências visuais nas crianças é o primeiro passo para incentivá-las a continuarem seus estudos”, afirma a professora Márcia Di Vicente, que foi uma das instruídas na ação.

Na ACISO também serão realizadas palestras sobre as formas de ingresso na Aeronáutica, prevenção de doenças, nutrição e conservação da saúde bucal, além de atividades lúdicas para as crianças. A Banda da BAFL promoverá apresentações musicais em diversos momentos do evento.

Serviço:
Ação Cívico-Social da BAFL
Local: Escola Tenente Almachio
Horários: Sábado (19/11) das 13h às 17h