HOMENAGEM

FAB celebra os 72 anos do primeiro voo do Jambock

A cerimônia inaugurou um quadro com 23 pilotos no teatro de operações
Publicada em: 10/11/2016 16:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, nesta quinta-feira (10/11), os 72 anos da primeira vez que o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) passou a planejar suas operações com independência. A cerimônia, realizada em Brasília (DF), inaugurou um quadro que representa 23 pilotos na Itália, entre eles, o seu primeiro comandante, o então Major Nero Moura. O oficial tornou-se patrono da aviação de caça.
A tela tem 4mx2m

“A partir de agora nós temos aqui eternizada na entrada principal do prédio do Comando da Aeronáutica a homenagem a esses pioneiros”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Coronel Estigarríbia, filha do Major Nero Moura e Tenente-Brigadeiro RossatoO quadro, denominado “Senta A Púa”, tem o tamanho de 4x2m e foi pintado pelo Coronel de Cavalaria Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia, que também é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e utilizou a técnica de óleo sobre tela.

“É muito interessante a história da FAB. Os oficiais eram recém-cadetes e já estavam voando, levando a Bandeira do Brasil em um teatro de operações. Estou muito feliz por ter realizado esse quadro”, explicou o Coronel Estigarríbia, que levou três meses para pintar.

Entre os presentes à cerimônia estava a filha do Major Nero Moura, Leonor Moura. “Eu agradeço à Força Aérea por manter a memória do meu pai sempre viva”, disse.

Integrantes do 1° GAVCAGrito de Guerra

Senta a Púa foi o grito de guerra do 1° GAVCA. A expressão concitava os companheiros e subordinados a cumprirem rapidamente as missões e ordens.

O grupo foi formado em 18 de dezembro de 1943 e tinha um efetivo de 350 homens, incluindo 43 pilotos. Embarcou para a Itália em 19 de setembro de 1944, passando a fazer parte do 350th Fighter Group da Força Aérea Americana.

Em 11 de novembro de 1944, o 1° GAVCA passou a montar suas próprias operações, voando a partir de sua base, em Tarquínia, na Costa Oeste da Itália, usando o indicativo de chamada “Jambock".

imagens/original/32137/camp italia (23).jpg